31 janeiro 2011

REPUBLICANDO...

... por conta do livro que estou relendo e da terapia que retomei:

QUANDO NIETZSCHE CHOROU

Pauta reincidente na terapia. Diliça ouvir terapeuta impune e sorridentemente dizer que sou "meio Nietzsche"...

- aff, enton tu me acha tão cabeça dura assim?
- vc é brilhante, querida. Quando cuida dos outros.

Taquipariu. E a gente ainda paga pra ouvir isso!

O livro agride, tá? Agride pq eu sou um cadim de cada um das personagens. Sou o cabeça dura do Nietzsche e sou o Breuher a beira de um surto. Sou o Freud que desconfia de motivações apenasmente conscientes. Sou Lou Salomé no seu absoluto domínio de si e Bertha em sobrevida lunática.

Como Nietzsche, também acho que os medos não brotam das trevas... eles são como estrelas, estão sempre ali, obscurecidos pelo clarão do dia;

Como Lou Salomé, também espero o dia feliz em que nem o homem nem a mulher sejam tiranizados pelas fraquezas mútuas;

Como Breuer, também acredito que todos precisam amar uma alma rica e ousada pelo menos uma vez na vida;

Como Freud, também acho difícil analisar a própria psique, o que seria obviamente facilitado por um guia objetivo e informado;

Como Bertha, não consigo falar meu próprio idioma.

Como pode caber tanta gente numa mesma pessoa? E eu, o que sou no meio disso tudo? Até quando eu vou ser assim, cheia de perguntas inúteis?

Pra vcs algumas pérolas que ainda vão me tirar continuam a me tirar o sono:

"... Desespero é o preço pago pela autoconsciência..."

"Nossa responsabilidade para com a vida é criar o superior e não reproduzir o inferior"

"Qto mais fértil o solo, mais imperdoável é o fracasso em cultiva-lo"

"Talvez viver de maneira segura seja perigoso. Nosso maior desafio é viver a despeito desse fardo."

É frustrante perceber que meus dilemas só mudam de roupa, viu?

Um comentário:

katy disse...

oi clara, eu adoro esse filme e tenho certeza que vou adorar ler o livro um dia. eu estou precisando fazer terapia, nem que seja pra ouvir de outra pessoa o que eu já sei e criar vergonha na cara pra mudar, simplesmente mudar!!!! boa sorte com suas "várias personalidades" e que a Clara nunca se apague no meio de tantas outras. boa semana.