29 junho 2006

O MUNDO ANDA MENOR...

... cada vez menor

e fecha ao meu redor

em círculos cada vez menores...



Leoni tem tda razão. Certeza isso. Nítido, sensível. Quase palpável. Graças ao google, orkut, MSN, blogs, celulares e td mais que dribla a distância geográfica [e que estranhamente afasta quem está por perto e aproxima quem está lááááá longe!] Td interligado, como em Crash... e eu, no limite, como em Magnólia.

26 junho 2006

DAS CARTAS QUE EU NÃO MANDO...



Eu sou musical. [aliás, diria que Deus só se esqueceu de dar o dom] Minha vida tem trilha sonora e no que escrevo só falta msm aquelas notinhas simpáticas, pq de letra tá sempre impregnado... certas músicas cabem tão dentro de mim que não me basta ficar nas entrelinhas, tenho que me apoderar delas. E como os Caymmi ensinaram que só é seu aquilo que vc dá, elas tem destino: algumas vão em .mp3, outras em .doc, em .ppt, até em .txt... algumas expiram, outras esperam.



Entre tantas que foram, top 5 das que ficaram, por opção ou falta dela:



Piano Bar - Engº dos Hawai

Tudo O Que Você Quiser - Fala Mansa

Conserve Seu Medo - Raul Seixas

Tua Canção - Barão Vermelho

Canção pra Qdo vc Voltar - Leoni



E como eu sou o único destinatário publicável, segue de mim pra mim msma: O Nosso Mundo - Barão Vermelho




Se eu ainda soubesse

Como mudar o mundo

Se eu ainda pudesse

Saber um pouco de tudo

Eu voltaria atrás do tempo

Eu não te deixaria

Presa no passado

E arrumaria um jeito

Pra você estar ao meu lado de novo

Eu voltaria no tempo

Pra voltar pra ontem

Sem temer o futuro

E olhar pra hoje

Cheio de orgulho

Eu voltaria atrás do tempo

Os nossos erros

Seriam apagados

Nossos primeiros desejos

Ressuscitados

E de novo eu voltaria no tempo

Eu não te deixaria desistir tão fácil

E não te negaria nenhum abraço

De novo

Eu voltaria no tempo

E a gente fez

Nosso futuro

Quase quebrando

O nosso mundo

O nosso mundo

Nosso mundo
*


* Maurício Barros e Guto Goffi

25 junho 2006

VOLTEMOS AO LIVRO DA VEZ

Então, comprei. E pra não dizer que foi um disperdício, assim, completo, a vovó disse duas coisas [que, dado o nível de perversão, devem ter sido mto do sem querer!] que seriam um bom mote, se tivesse como editar minhas divagações:



...é irresistível deixar as pessoas sem saber no que acreditar!...

Né não??? Vejo que algumas pessoas precisam disso de se ter como verdadeiras, idôneas, abonadas. [não que seja ruim, mas se td mundo fosse assim não haveria razão de ser pra tanta gastura] Sabe aquela historinha do é-melhor-ficar-quieto-e-passar-por-idiota-do-que-abrir-a-boca-e-não-deixar-dúvida-alguma? Então, é nisso que estou pensando... já me diverti horrores sendo intencionalmente omissa. No mínimo a gente se livra de balangação inútil.



...algumas palavras não conseguem passaporte do falado pro escrito...

Sim, claro. Palavrões podem ser bons exemplos. Mas as vezes não há passaporte pra lugar algum: tem coisa que não cabe em palavras... é tão etéreo que se eu quiser dar um nome acabo dando uma fôrma...



Moral da História: usem filtro solar! leiam contracapa E orelhinhas antes de comprar um livro!

21 junho 2006

SOBRE O LIVRO DA VEZ

Por indicação da Tuka eu já tinha comprado INVEJA - Mal Secreto, de Zuenir Ventura. Na verdade, dei pra querer a coleção inteira, mas priorizei LUXÚRIA por ter sido escrito por João Ubaldo Ribeiro... Contrariando meu delicioso hábito de ler contracapa E orelhinhas antes de decidir se compro ou não, dessa vez simplesmente pedi pelo nome, paguei e pronto. Sem graaaaaça.



Já em casa, emputecida constatei que o livro NÃO foi escrito pelo citado autor, que aliás, nem se dignou a revisar sozinho o material. tsc. Mas tinha lá o seu charme, já que os originais chegaram até ele através de um desconhecido. Junto, um bilhetinho dizendo que era um relato verídico da vida de uma baiana (tinha que ser!) de 68 anos. Tá, curioso...



Abre parenteses: as vezes eu sou de um nacionalismo meio pernóstico, sabe? Msm não conhecendo taaão bem assim nossos autores, me reservo o direito de olhar torto pros aficcionados por Harry Potter, Sr. dos Anéis, Código da Vinci (e td que gravita em torno de) e blá blá blá que nunca leram Jorge Amado ou Clarisse Lispector por ex.



É no mínimo possível, senão desejável um contra ponto verde-amarelo pra tdos esses importados consumidos em doses cavalares. Ok, guardemos as devidas proporções, mas certas coisas podiam mto bem ter sido escritas por aki msm e c/ a msma qualidade: Dan Brown é um Paulo Coelho mais estiloso, nada mais. Tenho certeza de que " Homens São de Marte e Mulheres São de Venus", " Pq Homens Mentem e Mulheres Choram? " e correlatos seriam mto melhor trabalhados por Arnaldo Jabor ou Ailin Aleixo. Talvez até Martha Medeiros... [aliás, a quem interessar possa, eu ainda não li " Amor é Prosa, Sexo é Poesia" Aceito doações. Grata pra sempre.]



N.A1:Em algum aspecto, o msm vale pra música. E só não estendo ao cinema por conta da incontestável problemática orçamentária. Vide Fernando Meirelles e seu " Jardineiro Fiel "



N.A2.: Eu disse 1/2 pernóstico né? Talvez um cadim mais... rs será que é td influência esse surto patriótico que nos contamina de 4 em 4 anos??? Fecha giga-parenteses.



N.A3.: Esqueci o que queria realmente dizer... vou ali lembrar e já volto.

ZICA

Ai que falta me faz esse rascunho!!!



Viram o que aconteceu com o texto abaixo? Alguém sabe explicar o pq disso? Então, foi o 1º sintoma da morte súbita do outro modelo [não tenho coragem de dizer que é templante!] tb não fazia a mais vaga idéia até que um moço mto bonzinho me contou que era irreversível e que eu precisaria escolher outro e perder o que eu editei me ensinaram a editar. Agora vou ter que alugar mais gente pra colocar td como era antes... tsc



Mas enfim, não podia deixar de registrar minha gratidão ao Fabiano. Q bom que ainda existe gratuidade nesse mundo. \o/

15 junho 2006

ADVOGANDO EM CAUSA PRÓPRIA


Sempre aceitei bem o estigma de preguiçosa, mas como orkut tb é cultura, dia desses descobri o real motivo da minha lerdeza habitual: não é preguiça, é inércia!!! Lembram? um corpo que está em repouso tende a permanecer em repouso. Física, amados, não posso lutar contra.

As vezes eu até tenho uns surtos de inveja branca desse povo animado que corre, malha, pedala, acorda cedo pra "aproveitar melhor o dia"... mas é só me imaginar fazendo qquer uma dessas coisas saudáveis que passa... é só esperar que passa. Nada pode ser melhor do que lagartear impunemente num sofá.

O engraçado é que isso é uma atitude externa, sabe? Internamente parece que o mundo gira a 300 km/h... mente over-pensante, como diria essa moça aki. Várias idéias ao msm tp, músicas, textos, recortes de conversas, cenas de filme... tudojunto. Quero dormir e visitar os amigos, ler td que me interessa, identificar a música lá fora e prestar atenção ao que me dizem, falar sobre uma coisa e pensar em 2 outras, entender o filme e falar ao telefone... td ao msm tp.

Deve ser pra equilibrar, né?

12 junho 2006

DIA DOS NAMORADOS

Ontem eu tava dizendo que na atual situação o diferente é ter alguém pra presentear e o povo me olhou c/ uma cara de medo. Mas eu sei que tem gente que me entende... rs



Talvez pq esse ano caiu numa segunda feira, fato é que o povo não se animou mto né? Assim, é claro que meu espaço amostral é pqno, mas não vi ninguém, absolutamente ninguém seduzido por decorações de cupidos&coraçõeszinhos. Donde concluo que os namorados:



estão maus msm de grana,

cansaram de dançar enquanto o CDL bate palminha,

precisam discutir a relação,

decidiram investir o $ em algo de maior vida útil,

e, motivo-mor, não são namorados!!! E peguetis não trocam presentes pq pega mal... ho ho ho




09 junho 2006

CHUTA QUE É MACUMBA!!!!!


Não me faltava mais nada: Ontem foi a 4ª vez que me acontece de passar mal num ambiente fechado/cheio... ok, nunca gostei de muvuca, mas ataque claustrofóbico já é um cadim d+ pro meu gosto. Sabe aquilo que a gente sente qdo tenta ler no ônibus? Quem não consegue, sabe o que é... então, isso aê, mais uma taquicardia inexplicável e uma vontade doida de sair correndo... que porra é essa? Efeito colateral do meu ostracismo?Pobre ñ pode ter esses xiliques não!

05 junho 2006


Gentem!! Um ano de blog \o/



Fui lá no outro rascunho pra ver o que se passava há 12 meses atrás e pincei isso aki, que até poderia ter sido escrito hj:



Crise, perturbação, transtorno, surto... qquer nome q tenha, eu lido c/ isso sempre no gerúndio. Acho q posso dizer q vivo em crise... rs... e naum há [quase] nada de errado nisso. Eu até achava q essas palavras tinham um tom meio pejorativo, mas ao final de + uma delas, percebo q crise em si é o q gera mudança. É a força q me desinstala, o princípio do fim de uma fase. E como boa obsessiva q sou, elas tb obedecem um ritmo, tem sequencia. Quase q dá pra prever...rs



As minhas sempre nascem de alguma indignação. Qqer coisa q eu naum compreenda, naum aceite ou naum acredite vira pauta... A primeira reação é ignorar, pq minha personalidade Poliana vive mto feliz c/ o q tem e acha quase um sacrilégio essa sede de 'sei lá o que q' é uma constante na minha vida; depois a tendência é negar c/ tdas as forças da alma, pq eu sou meio avessa a alterações bruscas na CNTP. Essa fase naum dura mto pq eu sou + curiosa do q medrosa... lá no fundinho eu sei q o tp q perco caçando um buraco pra me esconder é exatamente o qto menos poderia demorar pra td voltar ao normal.



Dai vem o melhor e pior momento: ponderar. É daki q eu encho o mundo de perguntas. É o melhor pq eu aprendo pra kct, entendo em hrs o q levei aaaaanos pra perceber. Mas tb é o pior, pq é qdo percebo q estou sempre sozinha. Eu e minhas perguntas, eu e meus achismos, eu e meus fantasmas... eu e mais ninguém de carne e osso. Esta tb é a hr de entender o pq de td o q fiz e falei, o q naum fiz, o q devia ter feito, o q naum podia ter falado. No geral, depois q a merda tá feita a gente joga areia em cima e pronto. Mas eu naum! Tenho essa mania insuportável de mapear erros. Q no geral tb, só me faz perder o sono. Aki tb mora a minha vontade de ceder a td q ofereça alívio físico e emocional. E pra isso eu sou facim, facim...



Estando td esclarecido, assimilado e perdoado, é hr de zoar, né naum? Então td fica ridiculamente engraçado. Qdo chego aki, sou até capaz de verbalizar o surto inteiro, fazendo piadinha e td, como se naum tivesse nem doído... a essa altura dos acontecimentos, até dá pra se revoltar por ser tão lerda pra compreender, dá pra reclamar c/ um certo Alguém q poderia ter encurtado a história mas preferiu fingir-se surdo pra naum precisar responder... enfim, aki já está td em paz de novo e é hr de admitir pela enésima vez q eu penso mto. tsc

01 junho 2006

VC TEM SEDE DE QUE?


Bebida é água.

Comida é pasto.

Você tem sede de quê?

Você tem fome de quê?

A gente não quer só comida,

A gente quer comida, diversão e arte.

A gente não quer só comida,

A gente quer saída para qualquer parte.

A gente não quer só comida,

A gente quer bebida, diversão, balé.

A gente não quer só comida,

A gente quer a vida como a vida quer!

Bebida é água.

Comida é pasto.

Você tem sede de quê?

Você tem fome de quê?

A gente não quer só comer,

A gente quer comer e quer fazer amor.

A gente não quer só comer,

A gente quer prazer pra aliviar a dor.

A gente não quer só dinheiro,

A gente quer dinheiro e felicidade.

A gente não quer só dinheiro,

A gente quer inteiro e não pela metade.

Bebida é água.

Comida é pasto.

Você tem sede de quê?

Você tem fome de quê?
*

* Titãs



Eu tenho sede de inteireza, de coerência, de tolerância e de simplicidade. Tenho fome de outras vistas do pto, do q há de vir e tá demorando e da paciência q me falta pra ñ desesperar...