31 maio 2010

PERTO DEMAIS

Dizem que intimidade é uma merda e as vezes é mesmo. Mas em outras tantas - e não poucas! - é justamente ela que abre caminho pro delicado da vida...

Ontem Biel veio me ver. Biel mora em BH e sempre que está na terrinha faça chuva ou faça sol ele vem me ver. Sagrado. Quase um ritual. Sem obrigação alguma, pelo simples prazer de estar. 

Ele vem, me diz o que anda lendo; me conta algum surto de mau-mocismo (invariavelmente provocado pelo mau atendimento prestado por alguma loja/empresa: ele tem um pára-raios para problemas dignos de PROCON); me dá notícias da vó; pergunta sobre alguns conhecidos em quem nunca mais pousamos os olhos... eu lhe conto dos meus enguiços & achismos e quando nos damos conta já se passaram hooooras!

Ontem não foi diferente. Fora um detalhe que, aliás, se não escrevesse me escaparia: estava eu repassando os fatos novos da minha historinha novelesca quando pisca a janelinha do MSN. Era cabeça de bacalhau - a quem não via há uma semana e tinha uma vaga esperancinha de ver ainda aquela noite.

Não me ocorreu conversar com ele. Resmunguei mentalmente um "mas isso são horas, seu feladaputa?!" e só. Eu que acho o fim do mundo ter visita e ficar no tel. mais do que o extremamente necessário, nunca-jamais-em-tempo-algum ia pedir licença a Biel pra papear no MSN, nem se fosse com sua Santidade.

Mas era o meu cabeça de bacalhau, né? Precisava pelo menos digitar um "a gente se fala daqui a pouco, estou com visitas" Enquanto fazia isso, Biel se despediu com a placidez de anjo que lhe é peculiar (bem, que é peculiar pelo menos a maior parte do tempo rs) me deixou uns livros e se foi.

Sem melindres, sem crise. Não fiquei com vergonha e tenho absoluta certeza que ele não se sentiu preterido. Antoine de Saint de Exupery diz que
existe uma altitude de relações onde o reconhecimento perde todo o sentido. É o nosso caso. Nossa amizade se eleva sobre os imperativos do aqui-agora e sobrevive, ilesa, há meeeeeses sem contato.

No mesmo livro aprendi que a verdade é o que simplifica o mundo e não o que gera o caos. Biel e eu estamos treinando...



3 comentários:

Anônimo disse...

"Antoine de Saint de Exupery diz que existe uma altitude de relações onde o reconhecimento perde todo o sentido. É o nosso caso."
E é mesmo.
Bjos, Biel

Jana disse...

Ai guria, amizade, das de verdades, são assim, desse jeito mesmo, que nem precisam de contato direto...

Como a nossa, que nem contato tem rs

Beijos

Oksana disse...

Com certeza certos laços superam toda sorte de sutilezas e mesmo da ausência delas, rs.
Beijos