08 agosto 2010

REENCARNAR É BOM! (sic!)

Para ler ao som de Boas Novas, Cazuza

Ivan Martins escreveu sobre isso em sua coluna da Época e eu fiquei dias pensando na coisa.

Demorei pra escrever pq precisava me livrar do bloqueio de publicar "reencarnar", já que não acredito nisso. NÃO ACREDITO! Acho que a doutrina kardecista é um mecanismo psicológico que ameniza a dor de consciência coletiva (é mais fácil acreditar que o homem que esmola na esquina está pagando um carma do que reformar a sociedade de modo a criar um espacinho pra ele) e ajuda a superar a dor da perda, quando quem morre é amado. Pra mim que acredito em cada linha do credo católico, é muito difícil considerar a possibilidade de que os homens se salvam por seus próprios méritos e têm mais de uma vida pra isso. Deus cochila mas não dorme! Não seria justo com os bonzinhos dar várias outras vidas pros mauzinhos se endireitarem.

Isso posto, já posso escrever "reencarnar" sem culpinha cristã e partir pro que eu realmente queria dizer:

Ivan acha que alguns períodos existenciais são tão bem delimitados que pode-se dizer que saimos de uma vida pra começar outra. (Sobre!)vivemos coisas que, de tão fortes, encerram um ciclo e dão início a outro. Eu chamava esses verões - ou invernos! - emocionais de muertes chiquitas, mas sem me atentar muito a quem morria de fato: se eu ou o evento que me tirou dos trilhos da normalidade.

Pois o texto me clareou as idéias. Quem morre sou eu a cada vez que mudo o suficiente pra não reconhecer quem vejo refletido no espelho, a cada vez que dou passos pra fora das grades que me encerram na mesmice das escolhas e achismos! Dai que não tem como pensar nessas coisas e não ser grata à vida que nos dá oportunidades pra viver um ano em segundos e sendo uma só, nos deixar evoluir como se fossem várias.

Fiz umas continhas e parece que estou na minha 4ª encarnação:

minha 1ª morte foi seguidinha à de meu pai. Dormi criança e acordei adulta. Quem compareceu ao velório foi outra pessoa, perdida mas serena. Em cacos mas conformada como um velho; 

a 2ª foi quando a beata que morava em mim descobriu que tanto céu quanto inferno se inauguram pra nós juntamente com a consciência e que já começamos a viver aqui na terra o que escolhermos pra eternidade, seja lá onde for; 

a 3ª foi relativamente recente, entrelinhada aqui no rascunho inclusive. Relutei até a morte, mas aprendi que transgredir é transcender. (ahan, ciente que isso é muito bonito de se dizer mas não de se fazer hohoho)

Quem vive hoje em mim ainda precisa aprender muito mais coisas, desaprender outras tantas, se livrar de velharias e exorcizar um ou dois fantasmas ... no presente momento anda treinando o desapego, buscando um meio termo razoável entre o que é correto e o que é bom. Se eu tiver que morrer por isso, que seja. Por enquanto, ♬ então vamos pra vidaaaaaa !!!! ♬

5 comentários:

Oksana disse...

Eu não entendo porque católicos têm a mania de achar que o espiritismo não é cristão... O mestre absoluto da doutrina de Kardec é Jesus Cristo!
Espero que um dia a gente possa processar os católicos por esse tipo de coisa. Hunf.

Felicidade vem em 1º... disse...

Vc realmente não podia ter falado de reencarnação, já que vc nada sabe sobre o assunto...

Anaclara disse...

Voltei!
Coração mais sereno ?
bjooooooo

Carol disse...

Nossa, isso é muito verdade!
Inúmeras vezes eu me olhei no espelho e não me reconheci. Acho que morri algumas vezes, também. rs!

-
e é um elogio tu falar que parece meio caio fernando abreu. mas, sim, eu sou louca por ele.

beijos meus.
tentarei voltar a ser uma blogueira frequente. rs

Jana disse...

Ui a coisa aqui virou sobre religião? Bem, eu não vou falar disso pq o texto não é sobre isso... Eu acho que a gente morre e reencarna trocentas vezes nessa vida, toda vez que a gente tem que juntar os caquinhos e colar tudo de novo, nunca fica igual, é sempre um novo começo. Já te falei q to fomentando a idéia e vou escrever sobre isso...

Beijos meus