21 setembro 2005

O TEMPO QUE PASSA E O TEMPO QUE FICA...

Apesar de sua natureza caduca, o tempo oferece a oportunidade de eternizar-me. Cada segundo que se me dá de vida é uma conjuntura que posso aproveitar ou perder para sempre. A vida terrena é episódica, mas também de alguma forma, definitiva. Não cabem ensaios... Ao repensar essa dupla dimensão do devenir terreno - como algo relativo que se vai e como algo absoluto que permanece - bem podemos afirmar que existe um tempo que passa e um tempo que fica: O tempo que passa como o rio em cima das pedras, para gasta-las, é o tempo que me envelhece e que me mata. O tempo que fica como as águas que se remansam num lago, é o que me eterniza, que constrói minha personalidade definitiva. Na primeira dimensão o homem se consome, na segunda, ele se consuma...


Qual o tempo que passa? É o tempo vivido para o que é temporal. É esse construir sobre a areia, essa loucura de mover-se, essa falta de terceira dimensão, de altura... é o tempo dos que, em definitivo, seguem a vocação dos seus caprichos. O tempo que fica é o que gera eternidade. É o tempo que não só discorre pela horizontal do caduco, mas que também sobe pela vertical que o une a imobilidade viva de Deus. É o tempo de quem consegue que os instantes fugazes pertençam, por seus méritos sobrenaturais, à ordem do imutável...


Rafael L. Cifuentes em "Deus e o Sentido da Vida"


E eu tenho um medo absurdo desse tempo q se consome e que me consome tb. A coisa é irracional, tipo se eu ficar pensando mto, é até capaz de desestabilizar. Mas felizmente nunca consigo pensar numa coisa de cada vez, então as outras idéias vão diluindo o medo e eu nem me dou conta do tamanho dele... Envelhecer deve doer, viu? A gente só naum sente pq vive a vida em 220V, abaixo de tds os limites saudáveis e displicentemente acima de td q é mal recomendado.

3 comentários:

Anônimo disse...

Good design!
[url=http://mqgcmjpo.com/gpgx/txgn.html]My homepage[/url] | [url=http://shjabdlj.com/jtre/wotc.html]Cool site[/url]

Anônimo disse...

Nice site!
My homepage | Please visit

Anônimo disse...

Nice site!
http://mqgcmjpo.com/gpgx/txgn.html | http://rgeyenxc.com/gdoi/cacy.html