07 novembro 2005

MENTIRA


Eu já falei sobre isso. Mas li dia desses um artigo q sustenta a tese de uma amiga minha, q sempre me disse, conformada, q as pessoas mentem, tdas elas. Nem sempre por prazer, mas por questão de sobrevivência msm. Achava um exagero mas enfim, mentir é tão comum... ela ñ devia estar de td errada.


Poizé, ñ estava msm. O sr Mark Twain acredita q enganar é fundamental p/ espécie humana, e sua opinião é validada por pesquisas(!) Uma delas, citada no artigo, afirma q mulheres pareceram mais propensas a mentir para fazer com que o desconhecido se sentisse bem, enquanto os homens mentiram mais para se valorizar.


Nossa habilidade, óbvio, ñ pára na falsidade verbal. Além omissões (in?)voluntárias, desenvolvemos a arte da tapeação não-verbal: maquilagem, perucas, cirurgias cosméticas, vestuário e outras formas de adorno para disfarçar nossa verdadeira aparência e fragrâncias artificiais para dissimular os odores de nosso corpo. Choramos lágrimas de crocodilo, fingimos orgasmos, disparamos "bom dia!" com sorrisos falsos...


A resposta do pesquisador qto ao pq da mentira é básica e bege: porque funciona! O Homo Sapiens que melhor consegue mentir leva vantagem sobre seus pares na luta incansável para o sucesso reprodutivo que move a máquina da evolução... como humanos, devemos nos enquadrar em um sistema social fechado para sermos bem-sucedidos, ainda que nosso alvo principal seja nos colocarmos acima de todos os demais. Mentir ajuda. E mentir para nós mesmos - um talento desenvolvido por nosso cérebro - ajuda-nos a aceitar nosso comportamento fraudulento


A partir da observação do comportamento de flores, cobras e macacos desenvolveu-se a hipótese da Inteligência Maquiavélica, q sugere basicamente que a complexidade social impulsionou nossos ancestrais a se tornarem cada vez mais inteligentes e adeptos a alterar rotas, negociar, blefar e conluir. Isso significa que ser mentiroso é inato aos humanos.


Q coisa! Então eu tô andando na contra mão?


6 comentários:

Anônimo disse...

All the news that's fit to blog or a wake-up call
Adriana Cronin-Lukas [0] [0] I am seeing more and more articles like this one by Chris Cooper of CNET news.com, in fact, a deluge in the last few weeks.
Find out how to buy and sell anything, like things related to highway construction project on interest free credit and pay back whenever you want! Exchange FREE ads on any topic, like highway construction project!

Anônimo disse...

Nice site!
[url=http://ybfrwqxp.com/fbdx/bmpv.html]My homepage[/url] | [url=http://wmdgfijx.com/virk/ybyf.html]Cool site[/url]

Anônimo disse...

Well done!
My homepage | Please visit

Anônimo disse...

Thank you!
http://ybfrwqxp.com/fbdx/bmpv.html | http://uknsillw.com/pqlo/ypvg.html

Anônimo disse...

Well done!
[url=http://emodpdpg.com/pjsi/lqdp.html]My homepage[/url] | [url=http://xqzyecjt.com/dcea/rqrp.html]Cool site[/url]

Anônimo disse...

Thank you!
http://emodpdpg.com/pjsi/lqdp.html | http://vevraqhm.com/upzi/ccrj.html