02 junho 2007

QUANDO NIETZSCHE CHOROU

Pauta reincidente na terapia. Diliça ouvir terapeuta impune e sorridentemente dizer que sou "meio Nietzsche"...

- aff, enton tu me acha tão cabeça dura assim?
- vc é brilhante, querida. Qdo cuida dos outros.

Taquipariu. E a gente ainda paga pra ouvir isso!

O livro agride, tá? Agride pq eu sou um cadim de cada um das personagens. Sou o cabeça dura do Nietzsche e sou o Breuher a beira de um surto. Sou o Freud que desconfia de motivações apenasmente conscientes. Sou Lou Salomé no seu absoluto domínio de si e Bertha em sobrevida lunática.

Como Nietzsche, tb acho que os medos não brotam das trevas... eles são como estrelas, estão sempre ali, obscurecidos pelo clarão do dia;

Como Lou Salomé, tb espero o dia feliz em que nem o homem nem a mulher sejam tiranizados pelas fraquezas mútuas;

Como Breuer, tb acredito que todos precisam amar uma alma rica e ousada pelo menos uma vez na vida;

Como Freud, tb acho difícil analisar a própria psique, o que seria obviamente facilitado por um guia objetivo e informado;

Como Bertha, não consigo falar meu próprio idioma.

Como pode caber tanta gente numa msma pessoa? E eu, o que sou no meio disso tudo? Até qdo eu vou ser assim, cheia de perguntas inúteis?

Pra vcs algumas pérolas que ainda vão me tirar o sono:

"... Desespero é o preço pago pela autoconsciência..."
*
"Nossa responsabilidade para com a vida é criar o superior e não reproduzir o inferior"
*
"Qto mais fértil o solo, mais imperdoável é o fracasso em cultiva-lo"
*
"Talvez viver de maneira segura seja perigoso. Nosso maior desafio é viver a despeito desse fardo."

10 comentários:

Anônimo disse...

clarissima,

tantós em uma só.. não somos todos? questões relevantes ou não martelam as nossas cabeças todos os dias...
eu acho que quem não as tem é que está contido naquela última frase alí.. vivo no conforto de não pensar e não questionar nada... minha vida vai passando... e eu vou (achando que tá) vivendo...

eu prefiro estes tantos que tem em vc e fazem de vc (concordo com o psic) brilhante... do que o apagado que tem em sí apenas ele próprio ou, quem sabe, nem ele mesmo.

Beijos

Anônimo disse...

Essas tantas que há em você, cada uma revela um pouco mais de ti.

Mas o comentário da Erika foi perfeito. Não necessita complementos.


Beijos!!!

Anônimo disse...

Essa última frase em especial, ressoa na minha cabeça até agora. Esse livro é demais...

Anônimo disse...

Essa última frase em especial, ressoa na minha cabeça até agora. Esse livro é demais...

Jana disse...

o livro é um puta livro...

mas sou obrigada a confessar que concordo com a tua psi... quando ela diz la em cima que vc é perfeita cuidando dos outros. pq é mais facil olhar de fora do que olhar de dentro...

Confude-se pq tem que olhar pra vc, em difersas formas, ai de dentro...

Mas perigoso que viver é não arriscar!

Beijos

Tainá Almeida disse...

Oiee... deixei uma listinha láááá no meu blog pra vc responder heim... bjus...e uma otima semana

Tainá Almeida disse...

hahah... pode deixar que eu conto sim...
po...eu tbm não fiz como me pediram rsrs.. em um lá que ficou com tres... mas foi assim mesmo...
bju

Mônica disse...

eu não consegui terminar esse livro...era uma paulada atrás da outra...ainda não tive coragem de encarar de novo....alguém deve explicar isso...até a sua psi...

Tuka disse...

Não li esse treco ainda, acredita?

Muá!

Jana disse...

se pode levar tudo que se quizer de la...

afinal quem não se sente indefinido?

beijos