24 agosto 2007

FÉ & RAZÃO

Duas piadinhas veeeeeeeeeelhas, mas cheias de verdade:

Jesus Cristo resolveu voltar a Terra... E decidiu vir vestido de médico! Procurou um lugar para descer, escolheu no Brasil um posto do SUS. Viu um médico trabalhando há muitas horas e morrendo de cansaço. Jesus então entrou de jaleco, passando pela fila de pacientes no corredor, até atingir o consultório.

Os pacientes viram e falaram:

- Olha aí, vai trocar o plantão.


Jesus Cristo entrou na sala e falou para o colega que podia ir, que ele iria tocar o ambulatório dali por diante. E, todo resoluto, gritou:

- O PRÓXIMO.


Entrou no consultório um homem paraplégico em sua cadeira de rodas. Jesus Cristo levantou-se, olhou bem para o aleijado, e com a palma da mão direita sobre a cabeça disse:

- LEVANTA-TE E ANDA!


O homem levantou-se, andou e saiu do consultório empurrando a própria cadeira de rodas. Quando chegou ao corredor, o próximo da fila perguntou:

- E aí, como é esse Doutor novo?


Ele respondeu:

- Igualzinho aos outros... Nem examina a gente!


---------------------------------------------------------------------------

E lá ia o sujeito atravessando a ferrovia quando, de repente, seu pé fica preso no vão de um dos trilhos. Gemendo de dor, ele vira daqui, torce dali e nada do pé se soltar. Nisso ele ouve o apito de um trem se aproximando.

- Ai, Meu Deus! Me ajude! - diz ele, apavorado.

Puxa o pé com toda força e... nada! E ouve outra vez o apito.

- Meu Deus, por favor! - pede ele, com os olhos lacrimejantes.

- Me ajude a tirar o meu pé que eu prometo que vou na missa todos os domingos.

Puxa de novo e nada! E o trem apita, novamente, cada vez mais próximo.

- Por favor, Senhor! Se Você me ajudar a me livrar dessa, prometo que nunca mais vou colocar uma gota de álcool na boca!

Força mais um pouco e nada do pé sair! Agora, além do apito, ele já podia sentir o trilho tremendo. Desesperado, começou a berrar:

- Senhor! Por favor! Me ajude e eu prometo que nunca mais vou transar com ninguém!

De repente, ele puxa e o pé se solta. Segundos depois, o trem passa a toda velocidade.

- Ufa! - fez ele. E levantando a cabeça:

- Deus, não precisa mais se preocupar, eu consegui me soltar sozinho!

Qual das duas é + a tua cara? Eu sou, sem dúvidas, o sujeito da linha de trem. Gosto do Papai do Céu, Ele é meu amigo de verdade (mto foda ter um amigo que pode-tudo!!) mas eu sou podre de auto-suficiente. Além de não saber pedir ajuda, não admito nem pro meu espelho que nem sempre posso resolver tudo sozinha. Adoro ter controle sobre as situações, sempre saber o que fazer e o que dizer, manter equilíbrio quando o mundo tá caindo na cabeça de alguém ou até na minha mesmo... mas a habilidade-mor que desenvolvi com isso foi passar pelas crises - renais, menstruais, sentimentais, espirituais, existenciais - praticamente s/ que ninguém percebesse. Sempre fui assim. Mas de uns tempos pra cá, antes tarde do que nunca, estou enxergando que é mto bom sim resistir em silêncio*, mas que silêncio só é virtude quando não mascara outros vícios.

*na íntegra: Quanto mais se resiste em silêncio, menos se sente o mal Edith Stein, judia, doutora em filosofia e uma das muitas vítimas de Auschwitz, em "Perder para Ganhar".

4 comentários:

Anônimo disse...

ahahahaa eu sou a segunda, né.. afinal somos gêmes idênticas univitelíneas, separadas na maternidade.. ahaha

beijoooooooooooos clarissimaaa

inutilia sapiens disse...

moça...
é como a erika disse...
claríssima!!!
obrigado pela visita novamente e pelas palavras de carinho!!
teu espaço é muito especial!!!
aprendo muito aqui!
beijos.

Anônimo disse...

Considero a auto-suficiência um bem a ser tratado com muito zelo. Já a nossa relação com Deus, ao meu sentir, é incondicional por sermos criaturas Dele. Não há como prescindir disso. Problema está é quando queremos supera-Lo. Mas aí não entendo como auto-suficiência e sim pretensão, no sentido megalomaníaco da palavra.
Cadinho RoCo

Jana disse...

Ahh a segunda com certeza, assim, eu consegui, e fiz tudo sozinha! kkkkkkkkkk

Egocentrismo pouco!

Amo tu!

Beijos