26 dezembro 2007

MIMOS DE NATAL

Depois de aaaanos a fio sendo meu próprio papai noel e me presenteando com coisas que não comprei nos meses anteriores por pura sovinagem, eis que o céu teve piedade e me providenciou um. Aliás, uma mamãe noel, pra ser mais exata.

Todo mundo que vem aki já sabe que Jana e eu passamos muito tempo no MSN; que somos duas polianas incorrigíveis mas que por força do nosso histórico afetivo talento pra más escolhas nós dissimulamos essa delicadeza toda numa fantasia de mulher maravilha; que nossos textos catárticos - além de truncados - tem efeitos praticamente teraupêuticos... enton é claro que eu tinha que contar pra vcs, parcos e queridos leitores, que essa pessoa a quem aprendi a amar e com a qual passo horas consideráveis a conversar de amenidades aos mais variados tipos de surtos, me presenteou com "A Casa dos Espíritos", de Isabel Allende.

E eu lhes digo que me senti como aquelas crianças que escrevem pro Papai Noel da ECT... rs Como já disse, no natal meus presentes são comprados por mim mesma, e vigiar mr. postman durante 3 dias deve ter me rejuvenecido uns 5 anos. Sem contar que presente e cartinha chegaram no mesmo dia. Vejam se não é de chorar num cantinho:

De: Janaína Beneduzi
Enviada em: quinta-feira, 20 de dezembro de 2007 08:16
Para: Luciana Reis
Assunto: A carta

Eu fiquei aqui procurando palavras que representassem o meu carinho e admiração por você. Que conseguissem explicar o quanto podemos ser tão parecidas e ao mesmo tempo tão diferentes. Sem parecer piegas, sem que isso soasse um amontoado de coisas que dizemos sem sentido (e olha que somos experts nisso), mas acredito que quando falamos de almas, de sensações e de pessoas, acabamos sempre por não nos fazer entender completamente.

O que sinto por você é mais que admiração, é respeito, é cumplicidade. É mais que carinho, é amor daqueles que sentimos por quem queremos muitíssimo bem. Aquele amor que quer proteger. Tu és daquelas pessoas extraordinárias, que não apenas existem e sobrevivem, tem ânsia de viver, a urgência de realizar, e as torturas das pessoas que não se encaixam, por que o que existe não basta, é pequeno para sua própria existência.

"Barrabás chegou à família por via marítima», anotou a menina Clara com a sua delicada caligrafia. Já nessa altura tinha o hábito de escrever as coisas importantes e, mais tarde, quando ficou muda, escrevia também as trivialidades, sem suspeitar que cinquenta anos depois os seus cadernos me iriam servir para resgatar a memória do passado e sobreviver ao meu próprio espanto..." É assim que começa A Casa dos Espiritos, falando sobre uma menina que escrevia, e que anotava tudo, que colocava em linhas todo seu pensar, uma menina que escrevia para salvar-se ou salvar alguém, que escrevia sem se dar conta do quanto isso acabou sendo importante para as outras pessoas. E assim é você. Alguém que escreve para esvaziar-se, para entender-se e assim, despretenciosamente, consegue fazer com que pessoas sintam-se semelhantes, consegue sem nunca ter trocado um simples olhar, que eu possa me sentir tão próxima e realmente querida. És como Clara no que se refere a conhecer a alma humana.

Assim como te encontrei e te reconheci em Clara, tens um pouco de cada, e de muitas pessoas, a inquietude de Clarice, a maneira perspicaz de Caio, a ironia de Calvin... Não adianta, me perco nas palavras e não consigo chegar... Bem, esta é a cartinha que deveria ter ido junto, espero que como eu, tu te encontre e te reconheça nas linhas da história dessa familia, que entre tantas pessoas teve uma, Clara, Claríssima, Clarividente, que decidiu ficar 9 anos sem falar, não porque não pudesse, simplesmente porque lhe faltava vontade.

Amo vc!
Agora vcs avaliem o valor que esse livro adquiriu! Mais uma pérola para "o meu íntimo tesouro, cinestesicamente incalculável e de nenhum valor comercial" (E aguardem que brevemente lerão algumas linhas sobre Clara del Valle hohoho)

Guria, eu tb te amo!!!!

4 comentários:

Jana disse...

Ai muito feio ser a primeira a comentar, e eu não acho o que falar, pq to com aquela lagriminha escorrendo no canto rsrs

O segundo paragráfo, é perfeito, nós, cuspidas e escarradas.

Fico feliz que tenha gostado, não sei se do livro, mas do carinho!

Beijosssssssssssss

Mônica disse...

e carinho tem preço????????????????

lindo lindo lindo!!!!

Anônimo disse...

E eu tenho a felicidade de ter as duas como amiga.. êeeeee vida boaaaaa

Feliz Todo Dia Novo procê, irmã..

Mondibeijos

"Oncotô?"

candice disse...

acado de ler la suma de los días, o último livro de isabel, ainda não lançado em português. o máximo, pra variar. é a continuação de paula - outra deliciosa auto-biografia, contando o que aconteceu na vida dela de 1992 para cá. imperdível.

ah! e quero post sobre clara del valle, sim?