05 janeiro 2008

LUCIDEZ EM GOTAS

Gente, pincei essas pérolas do p i o r livro que eu li em 2007! Nem sei como consegui terminar... mas é só ter um cadim de persistência e a gente se surpreende:

* Ninguém te sacudiu pelos ombros enquanto ainda era tempo. A argila de que és feito já secou, e endureceu, e nada mais poderá despertar em ti o músico adormecido, ou o poeta, ou o astrônomo que talvez te habitassem.

* Parece que a perfeição é atingida não no instante em que não há mais nada a acrescentar e sim quando não há mais nada o que suprimir.

* Existe uma altitude de relações onde o reconhecimento perde, como a piedade, todo o sentido. É lá que se respira como um prisioneiro liberto.

* É preciso para distinguir o essencial esquecer por um momento as divisões que, uma vez admitidas, arrastam todo um Alcorão de verdades intocáveis e o fanatismo consequente (...) A verdade, vós o sabeis, é o que simplifica o mundo e não o que gera o caos. A verdade é a linguagem que exprime o universal.
________________
Antoine de Saint de Exupery, em "Terra dos Homens"

N.A.: Particularmente agredida com a tal altitude de relações, onde o reconhecimento perde o sentido.

Não é precisamente isso que a gente quer quando reclama de falta de consideração? (Não sei quanto a vocês, mas por aki fez-se luz nas minhas trevas) Enton quer dizer que - e há de haver exceções justificadas - nossos melindres diários são apenas um mal disfarçado pedido de gratidão, uma fatura emitida por conta dos nossos melhores sentimentos e atitudes? aff Será que o ser humano é capaz de uma gratuidade genuína nessa vida? Quanta vida eu precisaria pra atingir esse grau de evolução? rs

Boa meta pra 2008, não? Respirar como um prisioneiro liberto...

8 comentários:

Camilinha disse...

...do mesmo autor de pequeno príncipe?! incrível como tem gente que consegue estragar tudo...rs

Feliz 2008!

beijos daqui...

Jana disse...

uma utopia eu diria... mas eu ando ultimanente em utopias e sonhos...

pq não?

saudades absurdas de vc!

Beijos

By Ana D disse...

Eu gosto do Pequeno Príncipe rsrsrs...Todo mundo tem um mau dia, uma obra estranha, um ato doido rsrs...Beijo !!!

Carlinha Salgueiro disse...

Saudades de te ver divagar...
E feliz 2008!
Beijos!

candice disse...

drogas pesadas!

beijos, amore. saudaditu!

Mônica disse...

putz... esse livro é medonho: fui obrigada a lê-lo nos tempos idos de colégio e traumatizei!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

meio atrasado mais nunca é tarde.. ótima meta para 2008..
tentarei respirar assim a partir de hoje.. se bem que hoje eu to com muito sono hehe