18 maio 2008

DO ÔNUS DE NÃO SER SIMPLES

do Lat. simplice
sem composição;
sem mistura, singelo, puro;
que não é complicado;
fácil de compreender;
claro;
que não é duplo ou múltiplo;
só;
único;
sem ornatos;
desataviado;
evidente;
vulgar;

boçal;
sem malícia;
ingénuo;
que vive sem luxo; pessoa simples, humilde;
pessoa ingénua, parva;

Gente simples é tudo isso e mais um pouco:

Gente simples gosta de futebol. Sente uma energia inexplicável em finais de campeonato, mal acomodada em arquibancadas e fedendo a cerveja, na melhor das hipóteses. Vai ao Maracanã ver o flamengo ganhar e passa o resto da semana ostentando frases como "tento ser humilde mas meu time não deixa". E acha isso
espirituoso, inclusive.

Gente simples gosta de Monobloco. Já foi a vários shows e vai de novo e de novo apenasmente pq é bom. Gosta de Cesar Menotti & Fabiano e não acha que a voz deles não combina com o fenótipo... Daniel, Claudia Leite, Martin´alia, Lenine, Zeca Baleiro, Marcelo Camelo... e tudo que possa ser bom. Gente simples é naturalmente eclética, sem preocupação alguma com ser/parecer ou não pre-conceituoso.

Gente simples dança. Dança bem e dança que dá gosto de ver. Dança pq gosta. Dança forró, funk, calipso... dança o que tiver tocando. Aliás, gente simples samba. Descalça ou não.

Gente simples simpatiza com música eletrônica, pega horas de engarrafamento pra viajar no feriado e já passou pelo menos um reveillon vendo a queima de fogos em Copacabana.

Gente simples lê menos e socializa mais.


Gente simples acredita que "gente do bem atrai gente do bem" pq vê isso acontecer diariamente em suas vidas.

Gente simples quer ir e vai. Decide como, quando, como quem e vai. Sem grandes planos nem expectativas. No geral, volta mais feliz do que foi.

Gente simples bebe. O suficiente ou nada.

Gente simples vê novela, discute Big Brother, sabe da vida de alheios famosos e gosta de Pânico na TV. E nenhum raio lhes racha a cabeça... rs


Tudo isso pra confessar que eu não sou tão simples quanto gostaria e que algumas das coisas que (não) me acontecem tem estreita relação com esse fato recém percebido... hohoho

8 comentários:

Jana disse...

É como comversavamos, gente complexa (como nós) cansa...

Há alguma felicidade ingênua em ser simples... Deve haver, só que a gente nunca vai saber né mesmo?

Infelizmente...

beijo

Anônimo disse...

Sim luka!!! Gente do bem atrai gente do bem!! :P
Se eu sou simples eu não sei (dizem que não mesmo) só sei que o feriado chegou e eu quero ir...
..então eu vou!
Sem grandes planos nem expectativas.
Isso vai dar um post no meu bloguinho hj à noite! A vai...

Camilinha disse...

Onde
a vida?

ali... na simplicidade das mãos enlaçadas...




beijos daqui...

Anônimo disse...

Olá.. rs. A Jana estava tão querendo ser simples que me fez vir aqui ler seu post.. rs. E eu penso que passo bem longe dessa simplicidade toda, mas sou feliz por ser complexa, afinal a meu ver, a não ser que a pessoa simples seja um aposentado que já trabalhou bastante e que do alto de toda a sua sabedoria e experiência de vida prefere apreciar os passarinhos cantando, ser simples pra mim sempre foi sinal de pessoa acomodada, sabe? E eu fui criada pra ter gostos e vontades e ambição, e vontade de viver e de produzir. Não sei se isso é bom, mas enfim.. cada um tem sua opinião.. :)
Beijos.

Oksana disse...

Eu também não sou tão simples. Mas não chego a ser a maaais complicada. Eu acho...
hehehe
Beijo

Anônimo disse...

Off-topic:

Menina onde vc estava que só hoje te descobri? vou te contar a verdade, te favoritei no meu micro a séculos ... mas somente hoje parei para degustar o que escreve ... e sinceramente, estou perplexa ... vc se acha complexa? não sabe como é simples e vai direto na alma o que escreves. Enfim, amei e voltarei sempre!

Bjss

Ps: Vc é de Niteroi? Li no post do "Pedro" ... rs .. conseguiu noticias dele?

Anônimo disse...

Endereço correto: http://tampis.blogspot.com

eurídice disse...

tô com a jana... a gente nunca vai saber a real vantagem de ser simples. podemos apenas supor, mas saber, saber, jamais. nem nesta, e dúvido muito que nas próximas (encarnações).

beijos meus, tri amada. demorei pra comentar aqui porque meu micro tá com pau.

um brinde à complexidade da (nossa) vida!!!!!!!!!