24 outubro 2008

CAPETICES DO MERCADO FINANCEIRO

Reza a lenda que a tal crise financeira vai acabar afetando até o vendedor de balas da porta do colégio. E eu não duvido. (aliás, não duvido de mais nada nesta vida!) Reza a lenda tb que esse banzé mundial atende por um nome: mercado derivativo. Alguém chamou de 'arma de destruição em massa'.

Eu, claro, não sei explicar direito, mas faço uma vaga idéia do que vem a ser a coisa: mais uma daquelas boas intenções das quais o inferno tá cheio! Num esforço mostruoso, huguinho, zezinho e luisinho se lembraram lááááá do tempo da faculdade (em que eu mui solidariamente ajudava meu coleguinha de quarto a estudar pras provas de Macro!) que derivativos protegem as empresas das variações cambiais. Assim ó: dois investidores fecham um contrato onde um paga ao outro toda a variação do dólar que houver no período. Em troca, recebe os juros acumulados.

Bom né? S-e-r-i-a se dinheiro não fosse coisa do cão e se os homens não tivessem os olhos maiores que a cara: numa operação meio fraudulenta mas absolutamente lícita, os caras firmam contratos bem acima do que estimam receber no futuro, especulando uma queda no câmbio. Pois bem, como umas das definições de especular é tirar proveito, abusando da boa fé ou da credulidade de outrem e como Deus - ao contrário de Murphy - cochila, mas não dorme, eis que ocorre o inverso e o dólar dispara. Nessa brincadeira o Grupo Votorantim, por ex, perdeu mais de R$ 2,2 bi.

Desenhando, pq tenho consciência de que meus conhecimentos no assunto são medíocres:

fonte: Diário do Vale On Line

Dai que eu fico cá pensando: se essa coisa de precognição fosse tão possível quanto afirmam paranormais, cartomantes, videntes e correlatos, não precisava estudar tanto pra especular ser analista financeiro. Era só montar uma consultoria mística pras coisas voltarem pros seus eixos e o vendedor de balas da porta do colégio não ter sua vida afetada pela ganância de gente que ele nunca vai ver.

ET.: tardiamente os governos se preparam para melhor regulamentar o mercado de derivativos. Interessante como em qualquer lugar do globo terrestre precisa acontecer uma coisa séria pras pessoas se moverem, não?

3 comentários:

Unknown disse...

putz
entao a merda jah tah feita
aiaiai
só comprando uma bala pra distrair a cabeça

Jana disse...

guria, descobri pq não fiz adm nesse teu post kkkkkkkkkk

beijo

Oksana disse...

Malditos especuladores! E eu agora não tenho dinheiro nem pra comprar bala!!!