21 outubro 2008

CARPINTEIRO DO UNIVERSO

Dia desses terminei de ler um livro ótemo. Sobre três mulheres absolutamente diferentes. Em comum, aparentemente apenas XX ... ainda assim me identifiquei com todas. rs (Sushi, Marian Keyes. A quem interessar...)

Em uma vi meu autoritarismo disfarçado de competência. O quanto seria fácil fazer dos outros uma extensão dos meus domínios, o quintal de casa. Na outra vi o quanto ando de saco cheio e como a gente pode fazer merda quando está de saco cheio... rs Mas só com a última que a empatia foi total: ela é uma fofa! Daquelas que - como eu - procura motivos que justifiquem as presepadas alheias e quase sempre se convence que tem uma parcela de culpa em tudo que (não) acontece.

A mocinha do livro foi apelidada pelo chefe de Senhorita Quebra Galho! Não é triste? Ela tinha uma bolsa enorme, cheia de coisas que ela mesma nem usava, mas deixava lá pro caso de alguém precisar. Dai que fiz várias associações e mesmo sem ter bolsas enormes nem precisei pensar muito pra constatar que tb carrego muiiiiiita tralha...

Não sei por que nasci pra querer ajudar, a querer consertar o que não pode ser...
Não sei pois nasci para isso e aquilo e o inguiço de tanto querer.

Estou sempre pensando em aparar o cabelo de alguém.
E sempre tentando mudar a direção do trem.
À noite a luz do meu quarto eu não quero apagar,
Pra que você não tropece na escada, quando chegar.

O meu egoismo é tão egoísta que o auge do meu egoismo é querer ajudar.
Mas não sei por que nasci pra querer ajudar, a querer consertar o que não pode ser...
Não sei pois nasci para isso e aquilo e o inguiço de tanto querer

Carpinteiro do universo inteiro eu sou... Ah eu sou assim!
No final, carpinteiro de mim!
* Raul Seixas

Saber que sou assim já não é nada bom, mas me ver sendo sistematicamente sacaneada até o último capítulo (de um livro de 569 pags!) me obriga a fazer alguma coisa! A mocinha jogou no mar a sua giga bolsa... e eu, tipo pra ritualizar minha decisão, vou deletar todos os filmes que estão entulhando meu HD! (eles só estão lá pela remota possibilidade de alguém querer assistir, pq eu já vi todos!)

7 comentários:

Mari disse...

Adoro os livros da Marian Keyes, já leu Casorio?? gostei muito, nao sei como ela consegue, mas sempre me identifico com um pouco de cada personagem..."Carpinteiro do Universo" sempre consertando tudo, é muito cansativo viver assim, deleta mesmo todos os filmes! alguma atitude tem que ser tomada!!

bjooo

Cessel disse...

Li um livro da Marian Keyes, o Melancia. Achei bem bobinho, mas minha namorada diz que ela consegue captar a alma feminina muito bem.

Anônimo disse...

Ah não.. deleta os filmes não!
Não antes de salvar tudo em DVDs e mandar para mim....rsrs

--------

Quando de teu post, me lembre de "Sam´s Letter to Jennifer" e como a personagem foi se superando (sem perceber) ao longo do livro. Claro, um recado ao leitor.

Quando se refere á faxinas na casa da alma.


Beijos

Jana disse...

Dela eu li Melancia, baixei o Sushi mas acabei não lendo. Agora vou ler...

Sabe eu tb vi vc nessas coisas de auto justificativas...

Bem, ainda bem que se rebelou!

Beijos

By Ana D disse...

rs. Ahh essa oisa da gente se identificar com personagens, músicas...Na verdade tudo retrata ser humano mesmo...é divertido se enxergar numa narrativa ou numa letra de música...beijo !!

Cris disse...

Gostei do livro e adorei sua identificacao. Deve ser porque me identifiquei com voce... ahahah. Cheguei aqui por outro blog. Posso dar uma voltinha para conhecer o resto: Bjs

Mônica disse...

Ah não.. deleta os filmes não!
Não antes de salvar tudo em DVDs e mandar para mim....rsrs ( copiado do ronaldo...rs)

se quiser ler "casório", tá aqui na prateleira. é só vir buscar...e aí trazer os filmes....troca justa, não acha?

beijos, tri