15 novembro 2008

O RETORNO DE SATURNO

Nada mais fácil de constatar em nossa vida do que os ciclos. Toda a nossa compreensão mental do mundo depende dos ciclos, já que são eles que nos fornecem os meios para aprender, crescer, amadurecer e compreender com o fenômeno da repetição. A Astrologia ensina que o deslocamento dos planetas em sua própria órbita causa efeitos que se repetem ciclicamente. Assim, quando um planeta forma um aspecto em relação à posição que ele ocupava no momento de nosso nascimento, ele está simplesmente indicando de que forma essa energia se tornará atuante em nossa vida, terminando um ciclo e iniciando outro. O mais rápido é o da Lua, que demora apenas um mês, e o mais lento é o de Saturno, que demora 29-30 anos para dar uma volta completa.

Saturno é como um relógio. Na mitologia grega é Cronos, o tempo. É o regente da responsabilidade, da autoridade e do pai. Marca nosso amadurecimento, o envelhecimento e o reconhecimento. Promove uma consciência da limitação existente no indivíduo em pontos específicos pressionando-o a trabalhar especificamente sobre esses pontos de modo que essa limitação possa ser integrada e contribuir para a sua realização plena. É uma espécie de mestre de artes, agudo, incisivo, provocador, responsável pela desagregação de todas as estruturas limitantes do potencial humano.

Entre os 21 anos e os 29 anos e meio, a pessoa tende a desenvolver seu potencial de independência, buscando conquistar seu próprio espaço, estabelecendo uma identidade própria. Mas, se aos 29 anos a pessoa não consegue alcançar as metas estabelecidas, então começa a primeira grande crise, o primeiro ‘retorno de Saturno’: o que você andou fazendo até agora? Estudou? Se formou? Está empregado? Conseguiu constituir uma família? Já tem um filho? Já comprou casa? Já?... Já?... Já?.... Neste momento de nossa vida é imperioso estabelecer nova relação consigo mesmo, assumindo um novo ciclo dentro de sua existência. É a hora de fazermos importantes escolhas, passando a agir com mais consciência e de acordo com nossa essência. Não há retorno possível dentro do ciclo, não se anda para trás.
fonte: deus google, que tudo sabe e tudo vê.

Bem, eu não acredito nadinha em astrologia, mas sou obrigada a reconhecer que a coisa procede. Não pode ser apenasmente uma fatalidade cósmica todo mundo surtar um cadim por volta dessa idade. É diferente dos surtos da aborrecência; (embora a gente se sinta regredindo, vergonhosa e incontrolavelmente a ela.) é diferente dos surtos femininos habituais; é diferente da eterna inconstância masculina e é diferente do Ciclo Seco de Caio Fodástico Abreu. Dói mais fundo, tão fundo que nem dá pra identificar exatamente onde. tsc

Dai que eu acho que meu retorno de Saturno aconteceu meio an retard, como quase tudo de importante na minha vida. O que deve merecer registro e especulações, já que deus google me contou que Saturno tem micro ciclos de aproximadamente 7 anos, igualmente coincidentes com fases nevrálgicas pro desenvolvimento de qualquer ser - idade escolar e adolescência - as quais eu entrei an avant e sai aparentemente mais ilesa do que as minhas coleguinhas...

A verdade é que não sei precisar o início desse ciclo desgraçado (deus google tb me contou que tem gente que diz que é uma verdadeira descida aos infernos!) já que crise é uma constante na minha vidinha. O que eu sei e tenho até um certo orgulho de constatar, é que embora eu não tenha feito nem metade do que se espera que uma mulher na minha idade tenha feito, nem tudo é escombro e desolação:

  • Hoje em dia eu bebo (e como hihihi) o que eu quero e não o que tiver pra beber (/comer);
  • Lamento bem menos o que podia ter sido e não foi;
  • Escolher continua sendo um parto, mas os erros já não tem mais a importância esmagadora que eu dava;
  • Diminui severamente a distância segura que sempre mantive em relação a tudo que não tenho controle;
  • Tosei os cabelos como sempre quis, alheia aos reclames do padrão vigente de feminilidade;
  • Me convenci que trabalhar é o corresponde adulto pra estudar: e segue como um mal necessário;
  • Me conformei que não posso tudo, que não aguento todos os trancos, e que deve ser até que bom seja assim.
  • Antes de fazer uma merda eu me perguntava 'o que tenho a ganhar?'. Hj eu me pergunto 'o que tenho a perder?'
Oras, não podia ser tão catastrófico assim, né?

7 comentários:

Jana disse...

Eu li tudo, aos prantos (pq hj o dia ta foda e qualquer a me faz derramar lágrimas)

No fim, pensei em mil coisas (nem todas aproveitaveis)

Mas, o que quero mesmo saber é "QUANDO ESSA PORRA TERMINA?"


bjo

Mônica disse...

é, tri,nem tudo é escombro e desolação merrrrrrrrrmo, viu ?

e o tio Saturno não é de todo ruim,não...

bijos meus

Anônimo disse...

Agir com mais consciência OU de acordo com nossa essência ???

Janaina disse...

E eu que também acho que não tinha vindo aqui antes. É lugar para voltar e ler tudo, desde sempre com bastante calma. E eu vou voltar.
Um beijo. Obrigada pela visita.
E lembra. A gente sempre tem a perder; e a ganhar também, sempre.
Um beijo.

katy disse...

eu vivo em crise!!! kkk pelo que li, vc está bem, melhor que a maioria. bjs

By Ana D disse...

Ahhhh...Em tudo TEM que ter um lado bom..TEM QUE TER rsrsrsrs....beijosssss

Anônimo disse...

Todas as atitudes foram excelentes! Porém, "tosar" os cabelos nunca infringiu nenhum padrão de feminilidade. Sempre existirão os que adoram nucas à mostra ;) Bobby Bishop - www.h18.blogger.com.br