07 dezembro 2008

DAS MENTIRAS QUE EU NÃO VOU MAIS CONTAR

Eu cansei das minhas mentiras. (e não deixa de ser interessante fazer tanta questão que o mundo seja honesto quando eu mesma sou meio dúbia nesse quisito!) Dai que hoje quero fazer um anti-primeiro de abril: um dia de falar verdades, que de tão esquecidas que estavam, de repente chocam mais do que mentiras...

Eu vivo dizendo que acho bacana esse povo animado que cuida do corpo e gasta horas suando sobre um aparelho. É mentira. Não acho bacana, acho perda de tempo e na maioria das vezes acho fútil. Pra mim academias viraram mais um lugar pra socializar do que pra malhar. O povo vai lá pra fazer exposição da sua figura, medir as outras mulheres e olhar os outros homens.

Digo que não tenho mais disposição de passar a noite toda na rua. É verdade que ambientes enfumaçados e barulhentos não me apetecem, mas o motivo-mor é (falta de) cia. Infelizmente posso contar nos dedos de uma mão as pessoas que sustentariam uma noite toda me divertindo. (e vice-versa, claro!)

Adoro dizer que deixo de fazer as coisas por preguiça. É meio verdade, e meia verdade = mentira! Não vou àquele barzinho que inaugurou pq não tenho carro e odeio ter que pedir pra alguém vir me buscar; não faço aquele roteiro bacaníssimo de ecoturismo pq quase ninguém que conheço gosta dessas coisas e sozinha eu não vou nem à esquina; falto descaradamente churrascos, aniversários e festas em geral por isso: apenasmente por ser meio difícil pra chegar.

Digo que fico no MSN quando não tenho nada pra fazer e é uma mentira descarada. As vezes eu até tenho, mas acho bem mais divertido sentar pra bater papo. A verdade é que lá eu encontro mais pessoas que querem me ver do que aki do lado de cá, das pessoas de carne e osso. Do lado de lá nunca falta assunto e nem precisa de catalisadores alcoolicos. Talvez seja pq a distância geográfica faça a gente dar mais valor ao tempo que tem (e dá) às pessoas... e tb, claro, pq a gente pode conversar de pijama né Dani??? hihihi

Não lembro se já falei isso aki no rascunho, mas oficialmente tive 2 namorados. Desses que a gente apresenta pra família e anda de mãos dadas qdo sai. Mas a verdade verdadeira é que não tive nenhum. Não era um conceito verbalizado, mas eu só considero namoro qdo além de bjo na boca, há inteireza e reciprocidade. E até agora não tive a benção de tal simultaneidade: as vezes é inteiro mas não recíproco; algumas vezes eu achei que era inteiro e recíproco, mas era só solidão a dois; as vezes até é beeeem recíproco, mas qualquer cego enxerga que não seria inteiro nem no dia de São Nunca...todas essas variações cedo ou tarde doem em alguém, mas passam como tudo nessa vida. (♬ tomando chá ou cachaça, tomando champanhe ou não... ♬ rs) As dores que ficam - e que um dia doerão em paz, certeza! - são as causadas pelas impertinências da vida, os impedimentos, os desencontros leves de Lispector:

... Bem sei que há um desencontro leve entre as coisas, elas quase se chocam... há desencontros entre os seres que se perdem uns dos outros, entre palavras que quase não dizem mais nada. Mas quase nos entendemos nesse leve desencontro, nesse quase que é a única forma de suportar a vida em cheio, pois um encontro brusco face a face com ela nos assustaria...

Poizé, encontros bruscos, face a face, foram apenas 3 até agora. (3 mesmo. É verdade dessa vez.) Dois já doem em paz e último falta pouco. E como errar é aprender, espero da vida, confesso, um cadim de delicadeza no próximo encontro, que ando muito sensível. Pra ser sincera, nem quero mais minha fantasia de mulher maravilha. Quero de volta todas as prerrogativas mulherzinhas das quais abri mão - nem Deus sabe em função de que - durante esse tp todo. Inclusive pedir colo.

Pronto. Falei!

N.A.: inspirado num texto de Cleo Araújo

10 comentários:

Anônimo disse...

hahahahahah divagar sobre nossas verdades e mentiras, e de pijama, é o q há!!!!

Jana disse...

pois é, vc certa, eu me vi nas entrelinhas, e claro chorei (pq ando mais mulherzinha do que nunca - inferno)... tá eu não sei mais o que dizer, além de que fiquei com vontade de fazer um igual, mas acho que me seria doloroso por de mais agora...

beijos

Mônica disse...

mas era só solidão a dois....aiiiiiiiiiiiii...isso bateu...e como!

( vai sair um post qq dia desses sobre isso...a meleca é saber que alguém vai ler)

beijos, tri

Dona do Diário disse...

Geralmente vivemos entre a meia verdade e a meia mentira.
Me vi em muitas das suas palavras...

Adorei seu rascunho!

Anônimo disse...

nossa amei o texto...realmente e ultimamente as verdades tem chocado mais q as mentiras, me identifiquei em alguns pontos do seu desabafo...
Acredito q o mal do século é mesmo a solidao...e é triste isso.

Mas parabéns pelo o seu blog, sempre passo aqui, admiro a forma como vc escreve...eu nao sou boa com as palavras por isso minha admiraçao por vc.
bjs com carinho

meus instantes e momentos disse...

Muito bom o texto.
Gostei daqui. Ótimo blog.
Maurizio

Anônimo disse...

lindo texto!!!! dizer a verdade dá um alívio né?!!!! um gás pra recomeçar!!! bjs

Anônimo disse...

Rá! descobri que sou um velho...rs
Não tenho mais disposição para varar a noite bebendo ou qualquer coisa similar...rs Bate sono, preguiça, moleza... tudo que bom Zé Colméia gosta...rs


Quanto á distâncias, concordo contigo. Á pessoas neste mundo virtual que gostam de conversar mais com a gente do que as de carne e osso. Mas isso já renderia um post/debate imenso.

Beijos!!!

eurídice disse...

ai, que eu amei esse anti-primeiro de abril - um dia para falar as verdades que omitimos, dos outros e às vezes até de nós mesmos!!!

se eu tiver coragem, vou fazer o meu próprio... e ai como eu me sinto péssima quando você fala de msn... sempre me sinto te devendo uma (uma não, várias!) conversa de pijama.

e vamos combinar que eu acho a mesmíssima coisa das academias, com o agravante de que eu preciso (embora não o esteja fazendo!) frequentá-las... mas tu, tri, o que é que tu precisa fazer numa academia? me diga!

bjs meus.

Mari disse...

Ahhh...como as vezes queria ser mais mentirosa, as vezes falo tanta verdade desnecessaria, que uma mentirinha cairia bem e com certeza acalmaria os animos...


bjooo