21 junho 2009

ADVOGANDO EM CAUSA PRÓPRIA

Eu já disse por aki que meu superego está ficando gagá? Pois está! Depois de anos a fio me atentando o juízo e em guerra sem tréguas com o id, parece que ele está se dando por vencido, se conformando com a impotência. Maaaaaans como todo senil tem lá seus lampejos de lucidez, devo confessar que eu sou uma fraca. hihihi

Por falta de vergonha na cara, por não ter nada a perder, por irresponsabilidade, por capricho, por carência e por um tesão inexplicável, cá estou eu de novo-outra vez-novamente com os dez dedos lambuzados numa (naquela mesma!) situação moralmente questionável e cinestesicamente deliciosa. E pior, cheia dos argumentos:

Transgredir é transcender. Nossa história não teria mártires no campo político, científico, religioso, cultural e artístico caso fosse possível transcender sem colocar em risco a sobrevivência da espécie (...)

Da mesma forma que a tradição precisa da traição, que a preservação precisa da evolução, que o acerto de hoje dependeu do erro de ontem, o contrário também é verdadeiro. Porque a evolução só é possível quando existe uma manifestação para ser contestada, aviltada.(...)

É obvio que transgredir não é da ordem do positivo absoluto e todos sabemos que o herege de ontem é a possível mutação de hoje, mas pode também ser o câncer do dia. O animal de todos nós tem compromisso absoluto com a preservação, seja ela obtida através do ato de preservar ou de mudar. O problema, no entanto, está no fato de que é impossível mudar sem se expor ao erro absoluto. Muitas evoluções tiveram, ao longo do tempo, o "simples" custo do próprio desaparecimento. Mas o movimento é inexorável. A mutação é imperativa para a continuidade e ela jamais ocorrerá sem a tensão inerente ao fato de que o caminho da saúde poderá ser, na realidade, o da doença. O transgressor tem muito medo dessa percepção. Ele precisa da tradição e dos tradicionalistas para permitir suas incursões em determinado inferno ou paraíso.

Nilton Bonder em " A Alma Imoral"


5 comentários:

Anaclara disse...

Esse assunto será pauta de um próximo encontro salvo fim efêmero antes disso !

eurídice disse...

peraí-peraê... o que você quer dizer com "(naquela mesma)"?

eita lelê! hoje eu não durmo!

detalhes sórdidos na coxia, please!

beijos meus pr´essa tua alma imoral.

Mônica disse...

eu tb quero detalhes sórdidos, tri!!!!!!!!

e por email pq vc sabe que aquele tal de msn e eu temos um pbm sério de afinidade, né? pois é

Jana disse...

eu(que sei dos detalhes sórdidos) acho um abuso a pessoa achar desculpas pra se defender! kkkkkk

mas quem de nós não peca?

ho ho ho

Trangrida! (se momentaneamente te faz bem :P)

Beijos

katy disse...

xiiii situação conhecida... bjs e cuidado