13 abril 2010

SOLIDÃO AMIGA DO PEITO

Dizem que o diabo mora nos detalhes... M-e-n-t-i-r-a!

Deus mora nos detalhes. O diabo mora é no vazio:

Não naquele vazio que Drummond achou que era falta, ausência. Felizmente ele descobriu a tempo de nos ensinar que esse tipo de vazio é apenas um "estar em si".

Não naquele que Nietzsche tomou por companheiro.

Não naquele fundamental, transcendente e quase terapêutico que faz a gente se perguntar se Sartre não estaria certo quando disse que o inferno é o outro...

A casa do diabo é aquele vazio que ocupa todo o espaço que a gente dá e ainda nos toma o restinho que sobrou, o que a gente não daria, se pudesse. É o vácuo que responde pelo nome que chamarmos e que se alimenta basicamente do que a gente pensa que é bom, abstraindo o fato de que a vida real quase nunca é tão boa quanto a imaginação. 

As vezes estar junto é - diabolicamente - uma forma de solidão. Não é um bom álibi se esconder de si mesmo no outro!?! Eu costumava dizer sem um pingo de vergonha que tive sorte por encontrar bons refúgios: pessoas que me ajudavam a esquecer de que estava me escondendo... pode até haver troca mas isso não é comunhão e só por isso não pode dar bons frutos! 

Agora entendo melhor o que se passa e comigo, perto de mim e sempre tão longe de tudo...

* inspirado numa crônica de Rubens Alves, em "Um Mundo Num Grão de Areia"


3 comentários:

Jana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carol Freitas, disse...

tô assinando embaixo!

Karina Lerner disse...

acredito que o diabo e deus residem em tudo. basta darmos crédito a um ou a outro. e assim encontraremos sua morada, daremos de comer e alimentaremos sua alma.

acredito que as coisas têm mais relação com o nosso estado de espírito do que com a verdade que cada um tenta encontrar e exprimir ao mundo.

posso me esconder atrás de alguém e me omitir, mas posso perfeitamente mostrar exatamente quem sou através de nossas diferenças, certo?

tudo é uma questão de ponto de vista.

concordo com sartre em parte: sim, o inferno são os outros, definitivamente. mas ele só esqueceu de um detalhe: nós tb somos diabos em potencial e podemos perfeitamente fazer de nossa vida um inferno tb!

beijos!