20 julho 2010

DIÁRIO DE VIAGEM CAP III

SAN "PERRO" DE ATACAMA

San Pedro de Atacama é uma cidadezinha simpática no meio do nada do altiplano chileno. É toda palha & terra, do jeitinho que imaginei. E dá pra percorrer inteira a pé. A-d-o-r-o cidadezinhas assim, que dão pra conhecer a pé.

A vida só começa depois das 10:00 e ninguém tem pressa pra nada. Particularmente não há pressa alguma para fechar a conta do restaurante! As vezes rola uns blecautes mas ninguém se esquenta. (Teve um minutos antes do derradeiro jogo do Brasil e não houve uma boa alma pra acionar o gerador!)

É o lugar mais democrático que eu já vi: tudo para todos os tamanhos de bolso!

Lá tem mais cachorro do que turista, sério mesmo. E não são aqueles cachorros vadios, esquálidos... todos são bem criados: grandes, gordos e abusados. Estão por toda parte e não incomodam. (Andres, nosso guia em Santiago nos explicou: as ONG´s que cuidam de animais são muito atuantes e maltratar dá problemas)

Dei a sorte de chegar no dia da festa de São Pedro, pescador de hombres. O que encontrei foi uma mescla de cultura atacameña com ícones católicos. Não há o menor indício da beatice cristã, mas o capricho dos ornamentos do santo, do andor e dos estandartes a despeito da quantidade de fiéis para venerá-los me fez pensar que na cidade deve valer a regra do "menos é mais".  


Além dos cachorros, Deus colocou muitos lugares fodásticos ao redor. Não vi tudo, claro. E do que vi, deixo recomendadíssimo:  

Salar de Tara
A uns 170 KM de San Pedro, 4300 mts de altitude, mais de 35.000 hectares. Reza a lenda que lá estão as rochas mais antigas do mundo, as Catedrais de Tara.


Fotos não fazem jus a beleza daquele lugar e nenhum dos meus adjtivos hiperbólicos dá conta de descrever. Fiquei simplesmente hipnotizada.

O deserto te devolve o senso de perspectiva, sabe? Foi bom lembrar que sou um cisco na vastidão desse mundo... bom pra eu me convencer de vez: q-u-a-l-q-u-e-r vento me arrasta! Mas o Senhor do vento não vai me levar aonde as asas de sua proteção não possam me alcançar.

(eu sabia que esses dias  iam me revirar. Fiquei pensando nos meus enguiços, nas ninharias do dia a dia... tudo fica tão insignificante!) 

Pukara de Quitor
A uns 2 KM de San Pedro. Fomos de bicicleta! São 2,5 hectares de ruínas do que no sec XII foi uma fortaleza construída para defender o povo atacameño dos ataques dos incas.


Pedalada bem tranquila! Se eu consegui, qualquer um consegue. Maaaaaaaaaas a gente se atrasou muito na volta, escureceu, o riozinho que atravessamos encheu e nos perdemos. Momento tenso I. Confesso que a lanterninha não era suficiente pra minha miopia e atropelei TODAS as pedrinhas do caminho. Confesso tb que sempre ficava por último e gritava pro Gus me esperar hohoho

Um comentário:

Jana disse...

Ai ai ai, e eu aqui lendo e jurando q um dia eu vou lá ver rsrsrs

beijos

PS: Ja voltei de CTBA, que saudades de vc!!!