21 junho 2006

SOBRE O LIVRO DA VEZ

Por indicação da Tuka eu já tinha comprado INVEJA - Mal Secreto, de Zuenir Ventura. Na verdade, dei pra querer a coleção inteira, mas priorizei LUXÚRIA por ter sido escrito por João Ubaldo Ribeiro... Contrariando meu delicioso hábito de ler contracapa E orelhinhas antes de decidir se compro ou não, dessa vez simplesmente pedi pelo nome, paguei e pronto. Sem graaaaaça.



Já em casa, emputecida constatei que o livro NÃO foi escrito pelo citado autor, que aliás, nem se dignou a revisar sozinho o material. tsc. Mas tinha lá o seu charme, já que os originais chegaram até ele através de um desconhecido. Junto, um bilhetinho dizendo que era um relato verídico da vida de uma baiana (tinha que ser!) de 68 anos. Tá, curioso...



Abre parenteses: as vezes eu sou de um nacionalismo meio pernóstico, sabe? Msm não conhecendo taaão bem assim nossos autores, me reservo o direito de olhar torto pros aficcionados por Harry Potter, Sr. dos Anéis, Código da Vinci (e td que gravita em torno de) e blá blá blá que nunca leram Jorge Amado ou Clarisse Lispector por ex.



É no mínimo possível, senão desejável um contra ponto verde-amarelo pra tdos esses importados consumidos em doses cavalares. Ok, guardemos as devidas proporções, mas certas coisas podiam mto bem ter sido escritas por aki msm e c/ a msma qualidade: Dan Brown é um Paulo Coelho mais estiloso, nada mais. Tenho certeza de que " Homens São de Marte e Mulheres São de Venus", " Pq Homens Mentem e Mulheres Choram? " e correlatos seriam mto melhor trabalhados por Arnaldo Jabor ou Ailin Aleixo. Talvez até Martha Medeiros... [aliás, a quem interessar possa, eu ainda não li " Amor é Prosa, Sexo é Poesia" Aceito doações. Grata pra sempre.]



N.A1:Em algum aspecto, o msm vale pra música. E só não estendo ao cinema por conta da incontestável problemática orçamentária. Vide Fernando Meirelles e seu " Jardineiro Fiel "



N.A2.: Eu disse 1/2 pernóstico né? Talvez um cadim mais... rs será que é td influência esse surto patriótico que nos contamina de 4 em 4 anos??? Fecha giga-parenteses.



N.A3.: Esqueci o que queria realmente dizer... vou ali lembrar e já volto.

6 comentários:

Mônica disse...

existem leituras e leituras... preferir ler Paulo Coelho a Clarice, Caio, Ana C, Rubem Alves, Drummond e o imbatível Machado de Assis é o cúmulo da ignorância.

e não acho q seja um surto patriótico não....apenas sua opinião da qual eu compartilho

Bia disse...

"Esqueci o que ia dizer" é ótimo! rsrs

complicadinha disse...

Oiii,
sim... sou eu mesma... mas não sei e volto ou não volto... hehehe.
Fiquei feliz pela visita!

Adorei o seu texto e sinceramente fiquei morrendo de curiosidade para ler o Luxúria.

Bjos e bom fim de semana

eurídice disse...

Ai, muitas coisas... 1) eu AINDA não li "os pecados", nem 1zinho sequer... e me dá uma certa vergonha dizer/escrever isso; 2) eu TAMBÉM prefiro os autores verde-amarelos... mas graudo uma imensa simpatia pelos demais latinos (adoro Isabel Allende, por ex.)... o que vale para poetas também; 3) eu JÁ li o mencionado livro do Jabor... aliás, eu sou fã do Jabor, e me delicio quando leio uma crítica dele que traduz exatamente o que eu penso... me sinto A inteligente; 4) Eu adoro a Martha Medeiros... e um dos maiores elogios que eu já recebi na vida foi alguém dizer que eu escrevia parecido com ela; 5) depois do jogo de hoje temo que eu - que resistia bravamente ao tal surto psicótico que acomete o Brasil de 4 em 4 anos - caia de cama até terça, sobretudo se o Parreira mantiver a escalação. Beijo, querida!!!!! Lindo começo de fim de semana pra vc!!!!!

eurídice disse...

graudo means "GUARDO uma imensa simpatia...."

Fabiano Roberto disse...

o que me deixa um pouco triste é ver todo esse "patriotismo" só de 4 em 4 anos.