27 julho 2007

QUANDO FUI OUTRO


... É um livro em que os heterônimos se escondem para que nos aproximemos de Fernando Pessoa, o outro que se multiplicava em identidades diferentes para se compreender, para decifrar o mundo e, também, provalmente para se ocultar...

Estive com essa preciosidade em mãos em BH, e por inexplicável surto de pãodurice não comprei. Devidamente refeita desse momento de fraqueza (rs) já estou com ele aki, mui bem instalado no meu puf, desbancado Jorge Amado e Nietzsche que chegaram primeiro.

Já nas 1ªs pags, para não dizer que desde as orelhinhas, identificação t-o-t-a-l:

Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo...

... Estou hoje vencido, como se soubesse a verdade.
Estou hoje lúcido, como se estivesse para morrer,
Estou hoje perplexo, como quem pensou e achou e esqueceu.
Estou hoje dividido entre a lealdade que devo
À Tabacaria do outro lado da rua, como coisa real por fora,
E à sensação de que tudo é sonho, como coisa real por dentro...

... Que sei eu do que serei, eu que não sei o que sou?
Ser o que penso? Mas penso tanta coisa!
E há tantos que pensam ser a mesma coisa que não pode haver tantos!
Não, não creio em mim. Em todos os manicômios há doidos malucos com tantas certezas!
Eu, que não tenho nenhuma certeza, sou mais certo ou menos certo?...

O mundo é para quem nasce para o conquistar e não para quem sonha que pode conquistá-lo, ainda que tenha razão.*
* versos pinçados de "Tabaria"

É que eu tô sozinho há tanto tempo que eu me esqueci o que é verdade e o que é mentira em volta de mim!

6 comentários:

Anônimo disse...

Adorei, e fiquei com vontade de comprar esse livro. É um gênio mesmo!!
Obrigada por compartilhar isso. bjos.

Anônimo disse...

Tenho esse livro que não canso de aprender em cada lida, amo de paixão FP e esse em especial por ser um pouquinho de cada um dele, perfeito!
Valeu pela visita e se foi pela mão da minha mana MÔquerida, então fica a vontade,rss
lindo findi,flor
beijos

Jana disse...

Eu me identifiquei só com esses trechos, imagina o que eu faria com o livro todo?????

Beijos

Anônimo disse...

aêeeeeeeeeeeee demorô, né? rsrs

E aquele outro, c achou?

Beijo clarissima... minina, que saudade docê, ô.

Mônica disse...

esse eu tenhooooooooooooo e juro q pensei em te mandar num certo 10 de agosto...tenho q pensar em outro então....

Divã disse...

Oi querida,
sempre visito seu blog!!!
Adooooooooooro...
depois dá uma passadinha lá no nosso: http://nodivavirtual.blogspot.com/
Bjus
=)