30 agosto 2007

POR GENTE REAL NO MUNDO VIRTUAL

Viram né, pessoas? Eu, e Jana, de novo, deixando comments e scraps indigestos por conta de cópias descaradas dos nossos rabiscos... rs

Dani já falou brilhantemente sobre isso, várias pessoas já falaram, mas eu preciso dizer tb: neguim n-ã-o-s-a-b-e ter liberdade. Mais que abusa, não sabe mesmo o que fazer com ela. Dai que no mundo, real e virtual, acontecem coisas sórdidas e a gente ainda se assusta! Simples assim: falta limite, igualzinho quando a gente é criança e precisa de alguém pra podar nossas asinhas.

Só pra ilustrar: de curiosidade, depois de receber os próprios textos por e-mail, sem menção alguma, Dani buscou no orkut e os achou em 188 perfis. Sabe quantos davam os devidos créditos? 3. Míseros e esperançosos 3.

Mô foi me deixar um scrap de feliz aniversário e se deparou com um recorte de um texto dela, num outro scrap que outra amiga minha - que não faz a mais vaga idéia da sua existência,oficorsi - me deixou cheia de amor e carinho.

Se fosse só plágio menos mal, a gente ia lá, deixava uns recados, avisava os amigos, eles iam também (que nessa hora todos são over solidários) e pronto. Menos um fotolog piscante no mundo. Menos um blog meia boca... foda é que esses seres são como rabo de lagartixa: cortou, nasce de novo, ad eternum. Ressucitam em novos templates e mudam a "fonte de inspiração", quando muito. Mas enfim, até que alguém inventasse um código anti copy eficiente, a gente ia levando, contando com gente como Bia, que lê a Jana e reconheceu os textos dessa vez.

Mas não é só plágio!!! Na brecha que o anonimato abre pras pessoas sem luz própria, se entrincheiram as maiores sandices. Coisa de gente pequena, má mesmo. Infeliz, certamente. Coisas em que, na minha incurável polianice, só acredito pq vejo. Vejo e lamento com força, pq a net só me trouxe gente do bem, seja por blog, msn ou orkut. Foram pontes e agora são meios de comunicação. Encurtam distâncias e é só pra isso que deviam servir.

Não é irônico, pra não dizer patético, um país que viveu anos de chumbo e que hoje tem ampla e irrestrita liberdade de expressão fazer uso tão leviano de um direito adquirido a custa de perdas irreparáveis? Seria a eterna desconfiança o preço do prazer(?) de ser/fazer/escrever o que quiser?

Pra quem ainda não se deu conta: entre os que acham divertido se passar por outra pessoa em chats e blogs, os que gastam horas e horas pinçando dos outros as coisas que gostaria de dizer, os que mantém fakes no orkut, os que estão achando esse texto tão exagerado quanto a autora e o hacker que talvez um dia lhes raspe os cobres da conta bancária há pelo menos uma coisa em comum: o confortável e diabólico senso de impunidade. Ladrões, todos eles, começam do mesmo jeito: se apoderando de pequenas coisas alheias...

4 comentários:

Anônimo disse...

to assinando alí na linha pontilhada...

preciso nem dizer mais nada.. c falou tudo, irmã.

beijos

Jana disse...

É frô é como falávamos ontem, e certeza de que no máximo terão que desativar uma conta e abrir outra é que faz tudo isso. Mas sinceramente acho iso tão menor, do que coisas como aconteceram com sua amiga aquela, pessoas na net vestem a máscara, a carapuça e o personagem que querem, é tão dificil acreditar, mas como falamos, vamos sempre pagar pra ver, pq a gente pagar, dando certo ou errado, a gente paga!

Pra variar o texto ta lindo!

Beijos

Anônimo disse...

Estou contigo e não abro!

Mônica disse...

perfeito, tri, perfeito...eu fiquei com a porção bem menos educada e mando lá pra PQP! mas vc, tão delicada ( kkkkkkkkkkkkkkkk), falou com mais propriedade que eu.....