29 outubro 2007

VERGONHA ALHEIA II

Como o assunto rendeu bastante ali na coxia, volto pra falar de um outro aspecto da minha compaixão pelas prezepadas dos outros.

- Você já comeu gato por lebre? perguntaram-me devido a meu ar um pouco distraído.
Respondi:
- Como gato por lebre a toda hora. Por tolice, por distração, por ignorância. E até às vezes por delicadeza: me oferecem gato e agradeço a falsa lebre, e quando a lebre mia, finjo que não ouvi. Porque sei que a mentira foi para agradar (...) *

* Recorte de "Comer Gato por Lebre", Clarice Lispector em "Aprendendo a Viver"

Conhece muita gente mentirosa? Enton já percebeu que essa porra vicia, as vezes nem são necessárias mas por absoluta força do hábito as pessoas contam assim mesmo. Eu acho que conheço poucas, ou as que conheço mentem pouco pra mim. (que sendo quem sou não teria escrúpulos em desmascará-las, assim, sem piedade)

tsc. M-e-n-t-i-r-a. Só desminto qdo a coisa é séria. No geral eu tenho é vergonha pelos que são descobertos numa mentira idiota. Saca esse povo que se perde na própria criatividade? E os que insistem - mesmo qdo tem outras testemunhas - em sustentar uma coisa que só eles viram? E os que jogam detalhes sórdidos na roda crentes que estão sendo engraçados? E, é claro, não poderia deixar de citar aqueles tipos que pagam de humildes mas não completam uma frase sem alguma ostentação. (manda a verdade que se diga: desses eu não tenho peninha, não!)

Mas neguim é mau e não perdoa: levantam as lebres os gatos e o cidadão fica lá pateticamente catando os caquinhos da sua credibilidade estilhaçada c/ uma única pedrada. E eu nessas horas tenho vontade de guardá-lo no bolso: morro de vergonha do coitado(a) se enrolando cada vez mais pra sair duma situação que ele - e sua falta de bom senso - criaram.

E vcs, amados? Tb sentem vergonha alheia? Contem ai nos comments!

7 comentários:

Anaclara disse...

Poizé..
Claro que pode....sempre!

Anônimo disse...

mentira tem perna curta e boca grande, lindona.. mais dia, menos dia, aparece.

beijos irmã

Anônimo disse...

Lebres?
Gatos?
Prefiro os ratos...
Não os Brasilienses Engravatados...
Mas os ingênuos na medida certa,
Os bons...
Tipo Topo Gigio, saca...

Curare disse...

Também acho que mentira tem perna curta!
Flor, tem selinho pra vc no meu blog, espero que goste!
Beijos!

By Ana D disse...

rsrs...existem mentirosos patol�gicos, mentirosos piegas, mentirosos r�diculos, mentirosos maldosos...Uma infinidade..rs...Eu n�o chego a ter vergonha pelas mentiras descobertas, mas sinto uma d�oooooooo de quem acha que engana a todo mundo e na verdade � apenas tolo... Enfim, ahhhh o ser humano n� ? Acheibeeem legal as suas narrativas e coment�rios a cerca dos �ltimos assuntos...Deu o q pensar...rs beijo !

Mônica disse...

é como vovó dizia: tem sempre um Pinóquio de plantão ( e eu complemento dizendo que tem as bestas que acreditam em tudo aquilo que ouvem....eu, por exemplo)

beijos, tri

( não ando nos meus melhores dias)

Jana disse...

Mas sabe, pior é aqueles que além de se enrolarem na própria mentira, contam com tanto entusiasmo que acabam acreditando neles mesmos kkkkkkkkkkk

Contar um causo:(pq to verborragica hj). Tive um namorado, e na época que estavamos juntos minha irmã fez uma promessa de distribuir 1000 cachorros quentes para crianças carentes, no dia do "pagamento" da promessa fomos juntos pra ajudar. O namoro acabou e uns 8 anos depois fiquei amiga de uma outra namorada dele, sabe o que ele contava, não só pra ela, mas para todos? Sobre a promessa que ele havia feito de distribuir 1000 cachorros quentes quando namorávamos, e de que uma mãe quis vender um filho em troca de uma caixa de bananas...

Deve ser uma patologia isso, ou total falta de vergonha na cara!!!

Beijos