08 novembro 2007

(...) Guiava-o a vontade de descobrir o próprio determinismo, e segui-lo com esforço, pois a linha verdadeira é muito apagada, as outras são mais visíveis. Separava, separava. Separava o chamado joio do trigo, e o melhor, o melhor se comia. Às vezes comia o pior. A escolha difícil era comer o pior. Separava perigos do grande perigo e era com o grande perigo que o ser, embora com medo, ficava. Só para pensar com susto o peso das coisas. Afastava de si as verdades menores que terminou não chegando a conhecer. Queria as verdades difíceis de suportar. Por ignorar as verdades menores, o ser parecia rodeado de mistério; por ser ignorante, era um ser misterioso. Tornara-se também: um sabido ignorante, um sábio ingênuo, um esquecido que muito bem sabia; um sonso honesto; um pensativo distraído; um nostálgico sobre o que deixara de saber; um saudoso pelo que definitivamente perdera e um corajoso por já ser tarde demais.

Tudo isso, contraditoriamente, foi dando ao ser uma alegria profunda que precisava se manifestar, expor-se e se comunicar. Nessa comunicação o ser era ajudado pelo seu dom inato de gostar (...) Gostava da profunda alegria dos outros, por dom inato descobria a alegria dos outros. Por dom, era também capaz de descobrir a solidão que os outros tinham (...) O ser, também por dom, sabia brincar. E por nascença sabia que gestos, sem ferir com o escândalo, transmitiam o gosto que sentia pelos outros. (...)

Como o ser era muito pobre e não tinha o que dar, o ser se dava. Dava-se em silêncio e dava o que juntava de si. Tudo isso com discrição, pois se tratava de ser tímido. Também era com discrição que o ser via nos outros o que os outros tinham juntado deles mesmos; o ser sabia como era difícil descobrir a linha apagada do próprio destino,como era difícil não perde-lo de vista."
___________________
Recortes de "Perfil dos Seres Eleitos". Clarice Lispector, em "Para Não Esquecer"

(E hj, pessoas, esse ser sou eu!)

7 comentários:

Unknown disse...

Tipo assim.. (???)

Sem muito o que falar né, da pra ler as linhas, as entrelinhas e ainda achar mais coisas...

beijos

Curare disse...

Amo Clarice Lispector.
Sem comentários!
Beijos querida!

Unknown disse...

Hummm!!! " Queria verdades difíceis de suportar"
Essas verdades...

By Ana D disse...

É incrível como certas palavras parecem direcionadas pra nós rs..Acho que no fim todo ser humano é feito da mesma matéria: emoção, sentimento. Belo texto, moça. Sempre bom vir aqui porque sebemos q iremos nos deparar com palavras sensíveis ( por vezes divertidas rs). Abraço !

Dani Antunes disse...

Tbm sem comentários... Lindo o texto!

Clarice é TDB mesmo! =)

Jana disse...

Arrumo no sr. google kkkkkkkk

beijos

Sil disse...

Diante de Clarice, calo-me.
Bjos