14 setembro 2008

INTIMIDADE ENTRE ESTRANHOS

foto: Chistian Gaul

Intimidade Expectativa é uma merda!

Desde que soube que Frejat tava preparando o seu 3º CD fiquei vigiando pra baixar tão logo as almas caridosas disponibilizassem na rede. E foram meeeses. A-d-o-r-e-i o título (nem deve ser pq ele é um bom predicado pra minha vida de crimes, não mesmo...rs) e a curiosidade aumentou 3 vezes qdo li que uma das faixas é parceria com Martha Medeiros (très chic, não?). A oposição pode dizer que não combina, mas o que gosto no trabalho solo dele é isso de homem tb chorar. Não deixa de ser roqueiro (embora roqueiro cinquentão esteja a um passinho do ridículo, verdade seja dita) e faz essas coisas, assim, quase calóricas de tão meladas. Ele é de uma precisão quase cirúrgica na arte de dar forma e tom àqueles impronunciáveis - e tipicamente femininos - sentimentos: alguns versos de Maior Abandonado, 50 Receitas, Tua Canção, Errar é Aprender, No Escuro e Vendo são de uma verdade doída, cruel. Daquelas que a
gente negaria até a morte se pudesse.

Não sei explicar direito. Algumas nuances emocionais homens geralmente não alcançam (como certas cores, que reza a lenda que eles não conseguem enxergar rs) e é isso que eu admiro: Frejat fala com a mesma destreza sobre coisas que - a priori - não sente com todas as fibras do corpo e desvela um território que mulheres até enxergam, míopes, mas tb não pisam assim, com os dois pés: Homem Não Chora, por ex, é over verdadeiro, não tão doído, nem tão frequente, mas está por ai, que eu já vi...

Dai que ontem eu ouvi o CD novo... como diria Jana, pordeus, o que é aquilo? Demorei umas três músicas pra identificar algum verso mais ou menos. O som a gente reconhece, claro, mas as letras...aff. "Fazer um photoshop da realidade"? uatarréu??? Quase tudo arrastado, repetitivo, tristíssimo. Quando achei que a coisa ia ficar mais alegre, topei com umas rimas pobrinhas de dar vergonha: "esqueça nossa última briga, lembre nosso 1º beijo e ouça essa cantiga"... tsc Da faixa-título eu esperava algo do tamanho de Amor Pra Recomeçar, pelo menos. Que cumprisse o papel, como Sobre Nós Dois e o Resto do Mundo. Pelo menos o refrão tem que grudar na cabeça, não é assim? Má vontade a parte, mas "nada é tão lento quanto o tempo aqui dentro/eu e eles e a nossa dor/nada é tão denso quanto o tempo em silêncio/eu e eles no elevador" tem sonor
idade pra grudar onde? Eu e minha pretensão sem tamanho achamos que deviam ter escalado Dois Lados, que pelo menos da minha cabeça não sai e eu nem vejo novela.

Sobre Farol, co-autoria de Martha salve salve Medeiros, nem vou reclamar. Acho que o que eu queria nem tem como existir, delírios de tiete. Quando Cazuza mandou Exagerado pra Leoni musicar, tinha 30 e tantos versos, cortou um monte. Se dependesse dele não teríamos "por vc eu troco tudo/carreira, dinheiro, canudo" por ex. Vai ver Frejat fez isso tb.

Bem, eu confesso que meu gosto musical não é muito eclético, devo ser até meio pré-conceituosa. Ando numa fase temerária inclusive (ouvindo Pedro Mariano por opção e Cesar Menotti & Fabiano por falta de, que minha vizinha adora e só ouve alto!), mas de 11 faixas só se salvam 3?! ô pecado!


Bonequinho decepcionado!!

9 comentários:

Camilinha disse...

não sei se rio
ou se choro...

revela-se aqui aquele ciclo fatídico de decadência de um pop. não é a primeira vez, e nem vai ser a última que coisas do gênero acontecem... ou você não lembra do desgosto que foi o último CD do Arnaldo Antunes? Eu até gosto dele, ou gostava quando ainda era Titãs. Mas ninguém merece aquelas onomatopéias do CD solo dele. E a expectativa? pois é...


foda...


beijos daqui...

Cessel disse...

Tenha a mesma opinião que você sobre os dois primeiros CDs solo do Frejat. É de se escutar a qualquer momento, gosto de todas as músicas.
Não sabia do lançamento do terceiro, vou baixar e ouvir.

eurídice disse...

seria uma fase ruim?!!!!! quem viver verá... e eu queria saber riscar como tu fez na primeira palavra deste post, ó. me ensina? e ô aparição inesperada aquela minha de hoje, não? tô rindo até agora do "por todos os orixás da bahia"... só tu, tri, só tu... entrei de novo, pra salvar esta noite de domingo (noites de domingo são piores que as manhãs + as tardes de domingo!), mas tu não estava... deixei recado offline. beijos e linda semana, tri. e me ensine, viu? vou esperar.

Kérow More Ice disse...

Normalmente, preciso escutar um CD umas 3x até aprender a gostar das músicas. Demoro a me identificar com elas, quase sempre. Quem sabe não é o caso desse? Seja como for, minhas expectativas quanto ao novo álbum do Frejat diminuiram agora que li seu post...

Gosto muito da poesia de Frejat, nunca tinha parado pra pensar no quanto ele mostra isso de "meninos também choram".

Jana disse...

ta, agora eu preciso escutar, pq to desesperada aqui, sem acreditar nisso!!
saudades de tu, mesmo!

beijo

Mônica disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkk...nem arthur dapieve faria uma crítica dessas, babe...rs

e ó vamos combinar q realmente ele errou na mão e deixou a desejar...mas continua com uma bunda p-e-r-f-e-i-ta e cheira a trident de canela....hohoho...( só na coxia)

Ronaldo Ichi disse...

Exatamente quando eu fiquei super ansioso por um dos albuns da Alanis e o ultimo da Joss. Que não me agradadou muito.

Mas... nem comento muito. Irei ouvir primeiro para depois expressar.

E nota... homens são capazes de perceber o delicado da vida sim. Assim como há mulheres que não a diferença entre salmão e bege...rs


Beijos joana

Anônimo disse...

Primeiro: sei lá o que aconteceu mas consigo ler seus post´s por agora...
Segundo, uma sugestão: ele poderia fazer uma dupla com o Marcelo Camelo que lançou seu solo tb. Daí 3 + 3 já dá quase meio CD...

Anônimo disse...

Acredita que eu, muito muito muito fa do barao, nem sabia que o Frejat estava com todos esses CDs solos Vou ter que procurar