28 maio 2009

ESSE VAZIO ENCHE

Confesso minha necessidade de entender qual a verdadeira mensagem que a pessoa quer passar. Isso já resultou em interpretações lamentáveis. Por sub ou super estimar a pessoa que estimo. Sim, porque aos outros me detenho a apenas pedir "desculpas" ou dizer que "não há de que" nesses casos. Respectivamente.

Inspirada pela catarse dessa moça, sempre tão contida e sobre-todas, que raramente publica coisas mais viscerais, cá estou pra fazer coro: eu tb preciso entender!!! Não ditos me gastam, de entrelinhas bastam as minhas e elas estão restritas ao rascunho. Na vida real eu preciso é de consistência.

E em busca de uma pretensa - e per si inatingível - exatidão eu encho o mundo (e as pessoas) de perguntas: como assim? Como assim não sabe? Como assim inseguro? Como assim feliz? Como assim triste? Como assim ansioso? Como assim apaixonado???? Numa única frase quase nunca cabe tudo que eu quero saber. tsc

É que eu sou hiberbólica e (por isso?) o mundo me soa eufemista:

- Tudo bem?
- Tudo.

Como assim t-u-d-o-p-o-n-t-o??? Tudo como? Tudo quanto? Tudo tudo? Ou tudo mais ou menos? O que vc quis dizer com isso? Tanta concisão meio que agride minha indiscrição nata, sabe? Custa tanto assim mais dois pontinhos? Reticências me dariam algum espaço para seguir invadindo: - Enton me fale do tudo!

A linguagem/comunicação dos outros é fática e a minha, metalinguística (que pretensão pouca é bobagem). Sempre quero enxergar além do que se vê, o que é lindo mas deve ser um fardo bem pesado pros meus amados hohoho

Mas... e o silêncio? O que você não quis dizer com isso? O que REALMENTE você NÃO quis dizer com isso? Se as palavras têm suas armadilhas, o que dizer do silêncio ensurdecedor? Por amostragem de quem pouco sabe da vida simplesmente porque ainda pouco viveu, digo que na maioria das vezes tomo como falta do que falar mesmo...

Mais: o que depreender do silêncio? (daqueles reticentes, cruéis, ok?) Covardia? Falta de assunto pura e simples? Maldade? Generosidade? Mansidão? Cansaço? Desistência? Incompetência? Canhestrice? Eu não sou tão magnânima quanto Talinha e nunca acho, nem nos sonhos mais rosinhas, que silêncio possa ser algo tão isento de culpa ou dolo.

- O que vc não quer dizer? Pq vc não pode dizer? O que vc quer não dizendo?

E assim eu - o avesso da escassez alheia - vivo me afundando, verborrágica e levemente paranóide, nos abismos entre o que me dizem e o que entendo. tsc Quanto desperdício de energia!


9 comentários:

Carlos Chaves disse...

Que prazer senti ao ler esse texto, tão teu e tão dos leitores; Que romance eu tive com cada letra que se apresentava para mim, nessa tua ansia de querer pelo menos algo mais,ao menos ...
Que enigmatico e simples o jeito com que escreve, meus parabéns. Um admirador desde já. escritora confusa e compreensivel e Clara

Rapha disse...

Traduzindo o "Tudo." = Tudo, não estou afim de falar mais nada porque já cansei e me esgotei com estes pensamentos, dá preguiça até de começar a expor o que estou sentindo novamente, e muito obrigado por estar perguntando, isto me enche.

Sacou?

Ah, e "...além do que se vê..." faltou o link né!!!!!!!

Bjs

Cris disse...

Uma grande verdade, viver nas entrelinhas é quase sempre um tédio, ainda mais quando ninguém acompanha o nosso intelecto. :-)

Excelente texto.

Abraço!

Um Lorde (palavras tuas) disse...

Reclama que fui ali em Machu Picchu e não te chamei mas foi nas Prateleiras e não convidou-me...

So... Penso que ficou 1x1. Ou 0x0 como queira.

Bjux!

katy disse...

eu também não gosto de meias palavras, meias respostas. mas, percebo que as pessoas não gostam muito de respostas completas, então... faca o dito pelo não dito. bjs e uma excelente semana.

João Bahea disse...

Mto bom o blog!
Visite meu blog: http://contosecancoes.blogspot.com/
Obrigado!

Edson Castro disse...

Olá, as entrelinhas são como "codigos" e são usados geralmente quando queremos atingir ou falar de algo e não queremos ser explicitos.
Mas esse "artificio" não deve ser usado sempre e com determinadas pessoas.
Quando se conversa com uma pessoa amiga, tem que ser claro e breve, seja o que for, pois é assim que se conquista a pessoa, pela franqueza e tranparencia.
Parabéns pelo blog e pelas palavras.

Ann!!nha disse...

Navegando entre os blogs da rede, acabei parando aqui, no qual me
deparei com um rascunho e tanto!

Gostei da forma do qual você se expressa, de seus sentimentos que são puros e verdadeiros!

De uns tempos pra cá, vem acontecendo isso comigo, pessoas distantes, das quais amo e que a saudade sempre fala mais alto,
mudaram de alguma forma, ficaram assim... indiferentes, sempre que vou conversar, vem aquelas palavras diretas, parece que não tem assunto, sempre monossilábicas e isso, me deixa assim...mal, com mil perguntas sem respostas!
Mesmo ser cercada por pessoas queridas, eu ainda me sinto só!
Como você mesma diz: É UM VAZIO QUE ENCHE!

Foi bom entrar aqui!
Parabéns pelo blog e fica bem!
Abraço.

Anaclara disse...

Nussa ! Qto comentário para o "nosso" post! rsrsr
Beijos meus